Amapaense é selecionada pela Confederação Brasileira de Atletismo

O esforço e a dedicação da estudante amapaense Natiara Lorrana dos Santos Amaral, 12 nos, que participa da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal (RN), foi recompensado com uma grata surpresa nesta segunda-feira, 19.

Aluna da Escola Estadual José Bonifácio, localizado na área Quilombola do Curiaú, zona norte de Macapá, ela competia na pista de atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), quando, após participar de sua primeira prova na competição, chamou a atenção do professor doutor Fernando Oliveira, da Universidade Federal de Lavras (MG), olheiro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Ele é especialista em seleção e detecção de talentos.

Antes de Natiara entrar na segunda prova, o professor comunicou que ela estava selecionada e convidada a fazer parte de um projeto da Confederação, que surgiu após as Olimpíadas do Rio, em 2016. O projeto visa treinar profissionalmente atletas com potencial para compor a seleção brasileira.

Fernando Oliveira fez grandes elogios quando percebeu o porte físico da atleta, pela pouca idade que tem, e falou do objetivo de escolha dos atletas, principalmente dos lugares distantes do Centro brasileiro.

“Após o período olímpico e a reestruturação da CBAT, foi identificada a necessidade de alteração dos métodos de detecção dos atletas para o atletismo. Os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) apresentam, anualmente, jovens que não têm oportunidade de desenvolvimento no esporte, apesar de talentosos”, comentou o olheiro.

Oliveira enfatizou que CBAT projeta visitar as localidades mais distantes dos centros de treinamento, a exemplo das comunidades quilombolas, que são pouco exploradas pelo esporte. “O exemplo da Natiara é típico”, afirmou.

Natiara Santos se classificou para a Etapa Nacional dos Jogos Escolares, quando participou da Etapa Estadual, em Macapá, realizado pelo Governo do Estado do Amapá, sob a organização da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), em agosto, desse ano, nas provas de 75 e 250 metros, categoria de 12 a 14 anos, conquistando título de campeã nas duas provas.

(Secom/GEA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *