Jogos escolares – O Amapá é ouro na luta olímpica

 Atletas amapaenses que fazem parte da delegação dos Jogos Escolares em Santa Catarina

 

O Amapá conquistou a primeira medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude 2019, disputado em Blumenau (SC). A primeira conquista veio na modalidade de Luta Olímpica, na categoria Estilo Livre, com o aluno-atleta da Escola Sucesso, João Batista Silva Neto, o Pandinha, de apenas 14 anos. Até subir no lugar mais alto do pódio o competidor venceu quatro oponentes de diferentes estados. A delegação amapaense que está na cidade catarinense é composta por 94 atletas em diversas categorias individuais. A viagem foi coordenada pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Após a medalha dourada ainda vieram mais três conquistas: uma prata e dois bronzes com os atletas Ruan Rocha (prata) e Vitória Caroline e Juliana Santos conquistaram bronze. A equipe de luta olímpica continua atrás de medalhas na categoria de 15 a 17, no estilo greco-romano e por equipe.

O jovem atleta que conquistou a medalha dourada, apesar da pouca idade, já conquistou diversos torneios e campeonatos de vários estilos de lutas como judô e jiu-jitsu. Mas a luta olímpica é a modalidade em que o garoto se destacou em conquistas como Campeão Brasileiro Infantil, Campeão Brasileiro U15 e Campeão do Combate Games. Recentemente o atleta viajou para a Hungria e faturou duas etapas da Copa da Juventude. Agora se tornou campeão dos Jogos Escolares da Juventude, maior competição do ano.

Na caminhada até a conquista do ouro o lutador amapaense venceu grandes adversários dos estados do Espirito Santo, Amazonas e do Distrito Federal. Na final derrotou o oponente do Rio Grande do Norte.  Vale ressaltar que é a primeira vez que o Amapá conseguiu enviar uma delegação de Luta Olímpica completa para uma competição escolar nacional.

(Fonte: Secom/GEA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *