Açaí, farinha baguda e camarão no bafo no Senado

Este é um dos pratos que será servido no Restaurante-escola do Senado Federal durante a Semana da Gastronomia Regional, que tem como tema “Sabores do Amapá”,  entre os dias 26 e 28 de novembro.
Além destes terá ainda bolinho de piracuí, pudim de macaxeira entre outros, preparados pelos renomados  chefs Antônio Moia, Jucicley Gomes, Solange Sussuarana, Sérgio Frederico Jucá e Socorro Azevedo
O senador Lucas Barreto, também está colaborando na apresentação da culinária amapaense. Responsável pela criação do prato principal, Pirarucu a Senador, Lucas Barreto idealizou uma combinação de sabores que consegue unir um dos alimentos mais ricos e consumidos no Estado, o peixe Pirarucu, a outros ingredientes exóticos como o cravo da Índia, canela, açúcar mascavo e aceto balsâmico.
A Semana da Gastronomia Regional é promovida pelo Senac.

  • Olá, Alcinéa! Tudo bem?
    Eventos como este são enriquecedores para o Brasil e de grande estima para o Amapá.
    Sou amapaense, porém há quase 20 anos moro em outro estado. Volta e meia, retorno a minha terrinha e sempre me deparo com uma reflexão, “o Brasil precisa conhecer o Amapá, porém o Amapá precisa descobrir seus valores”. Como amapaense, reconheço este fato a cada retorno que faço. Não apenas pelas lembranças e sim pelas descobertas de outras riquezas, sejam elas culturais, ambientais ou humanas. O Amapá precisa de um outro olhar. Nosso valor não está na semelhança com o resto do país e sim na nossa singularidade. É esse valor singular que nos apaixona e que faz com que mesmo ausentes do Amapá, o Amapá nunca se ausente de dentro mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *