Harmonizar bebida e comida é um ato de amor

Harmonizar bebida e comida é um ato de amor
Por Renato Salviano*

Harmonizar bebida e comida é uma das experiências mais incríveis que se tem. Seja em um jantar pequeno para a família ou em uma grande recepção de fim de ano, harmonizar é um ato de amor consigo e com aqueles que se ama.

Não é possível se precisar quando as harmonizações foram surgindo. O que se sabe é que a partir do século XVII, países europeus como França e Itália começaram a harmonizar seus vinhos com os pratos típicos da região. Ao perceberem que a harmonização trazia benefícios a ambos, passaram a estudar cada vez mais a harmonização perfeita.

Tão importante quanto os pratos, a escolha correta das bebidas para as festas de fim de ano é de suma importância. É possível escolher o vinho e espumante que vá agradar a grande maioria dos convidados, proporcionando assim o casamento perfeito entre comida e bebida e, claro, uma ótima experiência.

Mas Renato, e para as festas de fim de ano? Se eu pudesse apostar em uma única bebida, apostaria no espumante Brut. Além de super refrescante, o que para nossa região é muito importante, o espumante é versátil! Sua acidez elevada ajuda a diminuir a sensação de gordura em pratos mais untuosos, como churrascos, feijoadas, queijos e embutidos gordos, frituras. Além disso, suas perlages (comumente chamadas de borbulhas), auxiliam na limpeza da boca como um todo, proporcionado assim uma maior sensação dos sabores degustados. Mas não podemos negar que os tintos são queridinhos. Sendo assim, escolha vinhos mais leves, sem muita passagem por madeira e de uvas menos tânicas. Será mais fácil de harmonizar com variados pratos, e agradar a maioria dos convidados.

Procure sempre um sommelier para lhe auxiliar na escolha. Ele será o melhor profissional para lhe indicar a bebida perfeita para cada prato e ocasião. E lembre-se: beber sempre com responsabilidade.

*Renato Salviano é advogado, crítico gastronômico e Sommelier, pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul. Possui em seu currículo diversos cursos no mundo dos vinhos, dentre eles Certificação Internacional pela Wine & Spirit Education Trust, instituição do Reino Unido presente em diversos países, com mais de 70 anos de experiência em educação no mundo dos vinhos.
A partir de hoje ele estará toda quinta-feira aqui neste site falando sobre comidas e bebidas, com as melhores dicas de harmonização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *