Por onde anda?

birobaBiroba, uma das figuras mais queridas de Macapá

Chefe escoteiro, desportista, carnavalesco, animador de quadrilha junina.
Durante décadas Biroba foi chefe do Grupo de Escoteiros do Mar Marcílio Dias. No esporte foi um abnegado e grande incentivador da pelada  Casados x Solteiros do bairro do Trem e organizador da Copa do Mundo Marcílio Dias. Numa cabine, com microfones e auto-falantes Biroba narrava todos os jogos realizados na Praça da Conceição. E como era divertido! Há causos e causos desta época e quem lembrar pode ir contando aí na caixinha de comentários.

No carnaval foi uma das figuras mais importantes de Piratas da Batucada e a gratidão da escola por ele foi traduzida no enredo “Biroba, o maquinista do Trem da alegria” (não lembro o ano).
Funcionário público e amante do belo fez um dos mais lindos jardins que Macapá teve na década de 70. Foi o jardim da Secretaria de Obras, ali na Avenida Fab esquina com a Leopoldo. Ele trabalhava na Sosp e quando o moderno prédio (naquela época era realmente super moderno) foi inaugurado, Biroba entendeu que um prédio tão bonito (sim! para os padrões da época era lindo)  como aquele merecia um belo jardim e o fez.

  • Outra muito interessante do Biroba: Ele estava narrando uma partida de futebol na Marcílio Dias, quando passavam duas senhoritas, sendo q uma estava vestida com calça comprida e a outra de vestido, e ele exclamou! Neste exato momento vão passando ao lado do Campo Marcílio Dias duas moças: Uma com calça e a outra sem calça rsrsrsrs. Abs. Matta.

  • “Biroba, o maquinista do trem da alegria” foi no ano de 1987, e claro que o PIRATÃO foi CAMPEÃO rsrsrsrsrs. Agora vou contar uma muito legal na Radiação do Biroba em sua Maior Copa do Mundo do “Mundo”, quando dava a classificação das Seleções, e falava assim: Argentina (10 ponto), México (8 ponto), Estados Unidos (7 ponto), Suécia (5 ponto), Alemanha (4 ponto), Japão (3 ponto), Holanda (2 ponto) e Brasil (1 pontos). Moral da História: O Biroba, inteligente como é tinha que encontrar uma forma pro Brasil está na “frente” kkkkkk. Abs. Matta.

  • Sim o Biroba foi um grande cidadão macapaense, incentivador do esporte e da cultura amapaense. Ele ainda está vivo, e mora na rua Lucimar Amoras Del Castillo no bairro jardim marco zero.
    Eu assistir muitos jogos na praça nossa senhora da conceição narrados por ele, o seu modo de transmitir os jogos era uma atração à parte, única e divertida. Todos gostavam.

  • Vale lembrar também que o BIROBA era um excelente puxador da quadrilha junina tradicional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *