Agosto Lilás – Amapá ativa Patrulha Maria da Penha e Botão do Pânico

O Governo do Amapá iniciou nesta terça-feira, 9, a campanha Agosto Lilás de conscientização sobre a violência contra a mulher. A ativação da Patrulha Maria da Penha e do Botão do Pânico como mecanismos para a segurança da população feminina marcaram o lançamento da estratégia, que também terá palestras, caminhadas, rodas de conversas, entre outras ações para mulheres em todo estado.

Patrulha Maria da Penha
Os policiais militares que prioritariamente atenderão aos chamados do Botão do Pânico são a Patrulha Maria da Penha, agentes especializados no atendimento às ocorrências de violência doméstica e proteção de mulheres sob medida protetiva, instalados em regiões estratégicas da região metropolitana.

Botão do Pânico
Definidas por decisão judicial, 18 mulheres sob medida protetiva já são atendidas com o Botão do Pânico, do total de 180 aparelhos inicialmente contratados pelo Estado. O secretário da Sejusp, Cel. Carlos Souza, explicou que a localização da vítima é acompanhada em tempo real via GPS pela Central de Monitoramento Eletrônico (CME) do Iapen em conjunto com a localização do agressor, monitorado por tornozeleira eletrônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.