#Coronavirus – Material coletado dos casos suspeitos até hoje não foram enviados para exames no Instituto Evandro Chagas

Matéria atualizada às 20h15. Veja no final do texto a nota do Ministério da Saúde

Desde o dia 13 tem surgido casos suspeitos de coronavirus em Macapá. Mas até agora o material colhido desses pacientes não foram enviados ao Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), que é o laboratório  habilitado na região Norte  para realizar o teste que confirma, oficialmente, se o paciente está ou não infectado.
O material é coletado nas UBS e de lá encaminhado para o  Laboratório Central do Amapá (Lacen-AP), que deve oficializar o envio para o Evandro Chagas.
Questionado no Twitter hoje à tarde sobre o motivo dos exames ainda não terem sido feitos, o Governo do Estado através de sua assessoria informou que “é  responsabilidade do Ministério da Saúde fazer o transporte do material biológico até o laboratório de referência. E o MS apesar de notificado até agora não veio recolher”.

A assessoria informou ainda que “tratativas estão sendo feitas entre o governador Waldez Góes, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para que o MS atenda o Amapá e faça o devido transporte do material biológico até o Evandro Chagas.”

Então, agora é esperar (e torcer) para que o Ministério da Saúde dê um olhadinha para o Amapá.

Enquanto isso não acontece as pessoas com suspeita de estarem infectadas (e seus familiares) vivem dias de angústia.

Que não apenas o senador Davi, mas que toda a bancada federal do Amapá vá junta cobrar do Ministério da Saúde atenção para o Amapá.

Atualização as 20h15
O Ministério da Saúde informou que  “realiza de maneira suplementar o transporte de amostras de interesse da vigilância em saúde de modo a garantir a realização dos exames de doenças de notificação compulsória (obrigatória). O transporte de amostras biológicas não é exclusividade da pasta. Os estados têm contratado sua própria transportadora. O Ministério da Saúde autoriza o transporte mediante solicitação e justificativa dos Laboratórios Públicos Centrais – LACENs. Cabe ressaltar que todas as amostras para diagnóstico de coronavirus estão sendo transportadas como prioridade para os laboratórios de referência.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *