Davi e Clécio assinam convênio para implantação do laboratório de Cidades Inteligentes

Na próxima sexta-feira (17), o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP) e o diretor de Gestão da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Valder Ribeiro de Moura, assinam um convênio com o prefeito de Macapá Clécio Luis para implementação de um novo ambiente para soluções tecnológicas proposto pelo programa Cidades Inteligentes. Neste mesmo dia, também será publicado, pela prefeitura de Macapá, um decreto instituindo o “Programa SandBox”, que regulamenta a instituição de ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e empreendedora, no formato de bancos de testes regulatórios e tecnológicos.

A previsão é de que, ainda neste segundo semestre, o espaço seja lançado como o primeiro laboratório de inovação em unidade pública da região Norte do país, já que o conceito ‘Cidades Inteligentes’ vem sendo amplamente discutido e estudado em todo o mundo para a melhoria da qualidade de vida do cidadão. Instalação de redes de câmeras integradas, sala de comando e controle de softwares de inteligência artificial para controle da marginalidade, drones e semáforos inteligentes, com reconhecimento faciais, estão previstos na proposta do laboratório de Macapá. Será possível, por exemplo, definir cenários de iluminação pública com luminárias inteligentes; controle de mobilidade pública; gestão informatizada e administrativa.

Davi e Clécio acreditam que a parceria ajudará no processo de transformação digital dos municípios do Norte, fomentando, inclusive, emprego e renda com as ações que podem ser compartilhadas para os outros municípios do Estado, permitindo um ambiente favorável à inovação, infraestrutura básica e apoio para atrair empreendedores e novos investimentos, com modelos e práticas que podem ajudar os gestores a minimizar problemas de trânsito, segurança pública ou limpeza urbana, de forma econômica e sustentável.

Assim que for inaugurado, o espaço de Macapá será usado para demonstração de tecnologias para cidades inteligentes e, assim, atender as demandas municipais, com participação de startups e empresas de base tecnológica, em parceria com o ecossistema de inovação regional.

(Ascom/Davi Alcolumbre)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *