Eleitor do Futuro: TRE-AP diploma estudantes e professores

elton-tre1O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou na manhã desta quinta-feira (1), a diplomação de 34 estudantes e 17 professores da Escola Estadual Gonçalves Dias. A ação, organizada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE), faz parte do Programa Eleitor do Futuro, cujo objetivo é conscientizar alunos da rede pública e privada de ensino fundamental e médio do Estado quanto a sua responsabilidade em relação ao exercício livre e democrático do voto.
Os diplomas foram concedidos àqueles eleitos para serem representantes, vice-representantes, assessores e, ainda, para o cargo de professor conselheiro. A entrega dos certificados foi efetuada pelo  diretor-geral do TRE-AP, Veridiano Colares.
elton-tre2De acordo com Colares, com a medida, a Justiça Eleitoral norteia os jovens para o exercício pleno da cidadania, já que a ação desenvolve habilidades para expressar a opinião e escolher os representantes de turmas de forma consciente e democrática, seguindo as normas do TRE/AP.

A diretora da Escola Gonçalves Dias, Edna Palmerim, ressaltou que o Programa foi essencial na orientação dos alunos da instituição de ensino sobre o processo eleitoral e na escolha consciente de representantes. Ela elogiou a iniciativa e agradeceu a oportunidade que os estudantes e professores tiveram. O evento contou ainda com apresentação de peça teatral encenada pelos alunos.

Programa Eleitor do Futuro
O Programa Eleitor do Futuro, criado em 2003 pelo Tribunal elton-tre3Superior Eleitoral (TSE), é desenvolvido nos TRE´s de todo o Brasil, buscando formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática e ampliar o contingente dos eleitores jovens, de 16 e 17 anos.
No Amapá, a ação contempla mais de 20 escolas e milhares de futuros eleitores. Esta atividade se repete a cada ano, sempre no primeiro semestre, estimulando a reflexão crítica das crianças e a importância do processo de escolha dos nossos representantes.

(Texto e fotos: Elton Tavares/Ascom-TRE)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *