Em 90 dias Corpo de Bombeiros combate 653 focos de queimadas no Amapá

Em 90 dias de operação Amapá Verde, 653 focos de queimadas, incluindo o interior e a região metropolitana, foram combatidos pelos militares do Corpo de Bombeiros.

Rithely Barbosa, capitão do Corpo de Bombeiros e coordenador da operação, afirma que, conforme dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há um crescimento de cerca de 120% dos registros de focos de incêndio em comparação ao mesmo período do ano passado.

A operação Amapá Verde conta com 600 militares, divididos em bases avançadas nos municípios de Oiapoque, Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Porto Grande, Itaubal, Laranjal e Vitória do Jari. As estruturas são estrategicamente montadas para atender todo o estado.

Crime ambiental
Lei dos Crimes Ambientais (nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998) – provocar incêndios florestais é crime, com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa.

Denúncias de queimadas e focos de incêndio podem ser feitas através dos números de telefone: 193 do Corpo de Bombeiros; 190 do Centro Integrado de Operações de Defesa Social e Defesa Civil (Ciodes).

(Com informações da Secom/GEA e foto do Corpo de Bombeiros)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *