Equinócio da primavera no meio do mundo. Confira a programação

O Governo do Amapá promove neste sábado, 23, a programação do Equinócio da Primavera 2023, no monumento Marco Zero do Equador, em Macapá, com visitas monitoradas e atrações culturais, como apresentações de marabaixo, batuque e exposições artísticas. A partir das 19h, haverá observação astronômica com o Clube Mirzam.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) é responsável pela organização do evento que marca a chegada da estação da primavera no hemisfério sul e do outono no hemisfério norte. O fenômeno atrai diversos visitantes e turistas ao monumento, que é um dos principais pontos turísticos do Estado.

“O Equinócio já faz parte do calendário de eventos do estado. Esse ano, a programação vai contar com visitas monitoradas, oficinas de astronomia, gastronomia, observação da lua com telescópios, apresentações culturais, lançamento da edição especial da HQ do Capitão Açaí, caricaturas personalizadas, venda e exposição de artesanato”, pontuou a secretária de Turismo, Anne Monte.

A programação contará com o Clube da Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap), que fará uma explicação ao público sobre os detalhes técnicos do fenômeno.

O Equinócio da Primavera é um fenômeno astronômico que costuma acontecer entre os dias 22 e 23 de setembro, quando o dia e a noite têm a mesma duração, com 12h cada. Este ano, o fenômeno acontece às 3h50.

Confira a programação do Equinócio da Primavera 2023

Sábado, 23

14h – Oficina do Clube da Astronomia, rapel, abertura dos empreendimentos gastronômicos, Dj Orey;

15h – Tio Samuca: animação e pintura de rosto, Marabaixo Torrão do Matapi;

16h – Capoeira Manancial, Vem Jogar pra Ilha, início da transmissão da rádio Difusora;

16h30 – Dj Suly;

17h – Início do controle de acesso ao terraço, cortejo teatral,

Exposições: Ronaldo Rony (HQ Capitão Açaí); Grupo Urucum; Da Gama (caricatura);

18h – Batuque Malocão do Pedrão;

19h – Início da observação com telescópios: Clube de Astronomia Mirzam; Cafu Rota Samba;

20h – Judas Sacaca;

21h – Deize Pinheiro.

(Secom/GEA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *