Falta tudo no Hospital da Criança e Adolescente

Equipe do MP no Hospital – Prateleiras vazias

A Promotoria de Defesa da Saúde do Ministério Público do Amapá (MP-AP) esteve há poucos dias no Hospital da Criança e Adolescente (HCA) fazendo uma inspeção para checar denúncia de falta de medicamentos e insumos básicos. A carência de material foi confirmada. Ali falta tudo.

Confira:
Na Farmácia, o responsável técnico relatou desabastecimento da unidade, informando que já estava em falta, há alguns dias, certos insumos e correlatos, principalmente luvas de procedimentos, seringas, equipo de bomba de infusão, equipo para soro e equipo macro.
Entre os medicamentos, estão em falta os considerados mais necessários, aqueles utilizados para sedação em procedimentos cirúrgicos, além de clorexidina, antibióticos nimesulida, dipirona e os detergentes enzimáticos, indispensáveis na limpeza de material cirúrgico.

A UTI, cuja capacidade para funcionamento é de dez leitos, hoje conta com apenas oito leitos ativos. Os outros dois foram desativados  por problemas na rede de gás (sem pressão suficiente). Além disso falta eletrodos para os monitores; gasômetro para realização de Gasometria (exame imprescindível na UTI),  cateter e seringas. Os exames de cultura não estão sendo realizados por falta de kit’s.

No Centro Cirúrgico, os mesmos problemas foram relatados, acrescentando a falta de estrutura física das ambiências, a exemplo da sala de Recuperação pós Anestésica (RPA), que por não existir, obriga o paciente a fazer a recuperação no corredor de acesso ao centro cirúrgico.

No almoxarifado da Farmácia, a equipe do MP observou um espaço inadequado para o armazenamento, que está sendo feito fora dos padrões do fabricante; com climatização insuficiente e o fluxo de abastecimento comprometido pela falta de espaço.

O Laboratório de Análises Clinicas está com suas atividades paralisadas, há aproximadamente 60 dias, em função do término do contrato com a empresa que realizava os exames laboratoriais do HCA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *