Já estão abertas as inscrições para a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

No Amapá, um dos destaques da  18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) serão os estudos científicos sobre o açaí. As inscrições para o evento já estão abertas com o tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta. Podem participar alunos e professores de todas as modalidades de ensino, pesquisadores, técnicos e todos que queiram conhecer ou aprofundar conhecimento sobre o assunto.

As inscrições seguem disponíveis até o dia 3 de outubro no site: www.snct.ap.gov.br.

A abertura do SNCT ocorrerá no dia 4 de outubro, às 10h, no auditório do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, no centro de Macapá. A cerimônia também será transmitida pelo site do evento. Na ocasião, o pesquisador Nagib Jorge Melém, da Embrapa Amapá, ministrará a palestra Açaí com ciência: produtivo e seguro.

A SNCT tem o objetivo de promover ações que mobilizem a população em torno do tema, valorizando a criatividade, o desenvolvimento científico e a inovação e, ainda, que contribua para a divulgação dos importantes resultados da pesquisa científico-tecnológica para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

O evento terá palestras, minicursos, oficinas, seminários e apresentações de trabalhos científicos. A carga horária total do evento será de 40 horas, além da certificação das atividades promovidas por cada uma das instituições participantes.

A SNCT é promovida nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). No Amapá, o evento é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e tem como parceiros universidades e institutos de ciência e tecnologia.

Premiação

No dia 8 de outubro ocorrerá a cerimônia de encerramento do evento com a entrega do Prêmio Amapá de Ciência, Tecnologia e Inovação – Robério Nobre. O evento ocorrerá às 10h, no Palácio do Setentrião, com a presença de autoridades e os premiados nas categorias e subcategorias da premiação.

Temática

Existem diversos entendimentos sobre a noção de “transversalidade” aplicada à CT&I, mas todos pressupõem a interação com outras abordagens e ações comuns. Inicialmente proposta como um conceito matemático, a transversalidade pouco a pouco passou a ser considerada nas reflexões das demais ciências. Resumidamente, a transversalidade é alcançada quando ocorre a máxima interação e comunicação entre diversas estruturas, não apenas disciplinares, mas também as que se refletem no dia a dia da sociedade.

(Fonte: Portal do Governo do Amapá)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *