Ao lado dos pioneiros do estado, jovens, artistas, autoridades e figuras históricas como Maria José Libório e Tia Zefa, o governador Clécio Luís apresentou nesta sexta-feira, 2, a programação do “Amapá 80 anos”, que celebra a criação do ex-Território.
O lançamento de um selo postal dos Correios do Brasil marcou o início das celebrações. Criado pelo artista amapaense, Ralfe Braga, a pedido do senador Randolfe Rodrigues, a peça traz elementos como a Linha do Equador, os traços dos rios e as cores vibrantes da cultura e belezas do Estado. “O Amapá tem uma história que precisa ser resgatada e valorizada. É muito mais do que lançar um selo, é a valorização da nossa tradição e resgate das nossas origens”, explicou Randolfe.
As comemorações se estendem ao longo do ano, com atividades que valorizam as memórias e, ao mesmo tempo, projetam o futuro do Amapá.
“É um momento de celebrar a história e pensar no futuro. O que estamos criando é um momento de autoconhecimento para projetar um Amapá que queremos daqui a 100 anos, com trabalho, desenvolvimento e participação coletiva”, destacou o governador.
A abertura da programação contou com os hinos do Amapá e do Brasil cantados pelos artistas amapaenses João Amorim e Silmara Lobato, acompanhados pelo batuque do tradicional marabaixo, além da apresentação de Patrícia Bastos e Amadeu Cavalcante, cantando “Jeito Tucuju”.
Durante o lançamento, autoridades políticas e personalidades foram presenteadas com uma cópia do selo institucional e um cartão postal. Após a cerimônia de obliteração, que nada mais é do que dar validade à peça com o carimbo dos Correios para que ele possa ser comercializado, o governador enviou um cartão postal com o selo ao presidente Luíz Inácio Lula da Silva, convidando-o, de forma simbólica, para as comemorações de 80 anos do estado.
Homenagem às belezas do Amapá
O selo traz elementos gráficos e destaca a infinitude das belezas amapaenses, a exemplo da Linha do Equador, rios e o sol do Amapá, que, de tão único, ilumina todos os encantos naturais com seus tons quentes e vivos.
“A criação desta obra foi fácil, pois falar de onde nascemos é simples, a inspiração veio da nossa Amazônia, da nossa gente”, conta o artista plástico Ralfe Braga.
O artista foi convidado pelo senador Randolfe Rodrigues para criar a obra, que marca este início da programação. “Este selo eterniza nossos 80 anos. Ralfe Braga é um dos principais nomes artísticos do Brasil, caminhando por todo o mundo”, destaca o senador.
Para o presidente dos Correios, Fabiano Santos, o lançamento é um presente para o povo do Amapá. “Os mais de 360 anos de existência dos Correios se mesclam à história do Amapá. Estamos presentes no dia a dia das comunidades ribeirinhas, nas áreas quilombolas e também nesses 80 anos de criação”, reforçou Santos.
Até o dia 13 de setembro – quando se comemora a criação do Território Federal do Amapá – acontecerá uma vasta programação cultural e de construção histórica. Da programação constam “Folia Literária do Amapá”, “Virada Cultural Pop”, festivais e orquestras, lançamento de editais para o setor cultural, dentre outros eventos.
(Com informações e fotos da Secom/GEA e da assessoria do senador Randolfe)