Memorial Amapá homenageia 35 pioneiros

memorial

Foi muito bonita e emocionante a cerimônia do Memorial Amapá ontem, na Praça Veiga Cabral, para dar posse aos novos integrantes da Academia de Notáveis do Amapá. Trinta e cinco pioneiros tomaram posse e receberam a comenda de notáveis edificadores do Amapá pelo legado construído ao longo de décadas. (Aos poucos vou postar as fotos de todos os homenageados)

missa
Hoje pela manhã houve a missa dos pioneiros na Igreja de São José e à noite acontece o Baile, na sede da Domestilar.
Os eventos reúnem pioneiros e suas famílias. Vieram amapaenses de vários cantos do Brasil e até do exterior.

Como nasceu o Memorial Amapá
Nascido da indignação pelo desrespeito com a história e para preservar a memória de pioneiros, os integrantes do Memorial foram se reencontrando através das redes sociais e organizando um grupo cheio de saudades e muita história para contar. Hoje ele é formado por pessoas entre 40 e 80 anos, alguns aprenderam a usar as ferramentas tecnológicas para se unir. Houve manifestação contra a mudança do nome do Teatro das Bacabeiras, da escola de samba Cidade de Macapá, e mais recentemente o Memorial encabeçou a luta para que a Fortaleza não se tornasse palco de festa country.

Em 2015 a programação foi extensa, com momentos emocionantes, como o resgate do nome da praça Isaac Zagury, que contou com a presença da família do pioneiro, que veio do Rio de Janeiro para a homenagem, e a formação da Academia dos Notáveis.

  • Alcinea,
    esse encontro anual do Memorial é muito especial…(re)ver/viver pessoas tão queridas do passado é tão emocionante que, para mim, foi impossível descrever meus sentimentos…Afinal, muitos fazem/fizeram parte direta ou indiretamente da minha história de vida…
    vou curtir muito ler sobre o legado de cada um dos nossos notáveis….acho muito louvável sua iniciativa ….
    obrigada pelo carinho com nossos pioneiros….

  • Meu pai tem 98 anos, pioneiro do Ex território Federal. veio no início pra esta terra, para a construção da Base do Amapá. criou os primeiros sindicatos, como o dos estivadores do Amapá. Assim como deu grandes contribuições na vida de muitos jovens como João Alberto Capiberibe e outros… o qual pra minha vida e de meus descendentes é um homem notável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *