Movimento de Mulheres faz ato contra abuso sexual nos ônibus

O Movimento de Mulheres do bairro Marabaixo realizará, nesta quarta-feira, dia 08 de março, às 10h, um ato em frente à Companhia de Transporte e Trânsito de Macapá (CTMAc) para chamar a atenção do órgão responsável pelo gerenciamento das empresas de ônibus sobre um problema recorrente nos coletivos: o abuso e a importunação sexual contra mulheres durante as viagens. A bandeira das manifestantes será “O TRANSPORTE É PÚBLICO, O CORPO DA MULHER NÃO. CHEGA DE IMPUNIDADE PARA O ASSÉDIO”.

A iniciativa surgiu após, nas últimas semanas, pelo menos três casos de importunação sexual terem ocorrido em ônibus que fazem linha no Marabaixo. No mais recente, uma merendeira escolar, de 41 anos, flagrou um homem que, depois de tocar nas partes intimas da vitima, ejaculou nela. Os passageiros ficaram constrangidos com a situação e não tiveram reação. O motorista do ônibus também não auxiliou a senhora, que desceu do transporte e foi pedir ajuda a uma viatura que estava nas proximidades.

Representantes de movimentos de mulheres e associações de moradores estão sendo convidados para o protesto. Um ofício com pedido de providências será entregue à direção do órgão. “No Dia Internacional das Mulheres, não queremos só flores, reivindicamos uma política de proteção às mulheres que usam o transporte público e punição aos agressores”, afirmam as organizadoras do movimento.

SERVIÇO:
Data: 08 de março
Hora: 10h
Local: Em frente ao prédio da CTMAc

(Texto: Simone Guimarães)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *