Nota triste – Aos 58 anos morre o promotor Moisés

“A vida é apenas um sopro e tudo pode acontecer numa fração de segundos” (Promotor Moisés)

Aos 58 anos de idade morreu, vítima de infarto fulminante,  no entardecer desta segunda-feira  Moisés Rivaldo, promotor aposentado do Ministério Público do Amapá e mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas.
Moisés foi secretário municipal de educação, era dono da Faculdade IMMES e por várias vezes candidatou-se a cargos eletivos, como os de deputado federal e senador.
Muito conhecido e querido, Moisés desenvolvia importantes trabalhos sociais. A sua faculdade, por exemplo, oferecia tratamento odontológico grátis às pessoas carentes, além de outros tratamentos de saúde. Incentivador da cultura, formou e mantinha uma orquestra no IMMES.

De família muito humilde, da cidade de Congonhas-MG,  começou a trabalhar aos 12 anos, como servente de pedreiro. Estudou na Escola Agrícola Diaulas Abreu em Barbacena de 1978-1980, onde se formou em Técnico Agropecuário.
Trabalhou na FUNAI, como Indigenista. Foi Extensionista da EMATER-MG de 1981 a 1986 e na Prefeitura de Caetanópolis.
Formado em Direito, foi aprovado no concurso público para Promotor de Justiça do Amapá. Atuou durante 26 anos no Ministério Público Estadual, na luta pela igualdade de direitos. Combateu o crime organizado, a sonegação fiscal, tráfico de drogas, de pessoas e armas. Defendeu a proteção ambiental com sustentabilidade, cobrando medidas compensatórias para que a população recebesse benefícios em troca da preservação ambiental.

“Sua contribuição para o Amapá será sempre lembrada e servirá de inspiração para aqueles que buscam uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o ex-senador João Alberto Capiberibe.

Em nota o Ministério Público ressaltou que “Moisés Rivaldo atuou com dedicação e presteza e deu sua contribuição à esta instituição, ingressando na carreira após aprovação no Primeiro Concurso para promotores de Justiça, até sua aposentadoria.

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, em nota disse que Moisés era “um homem sempre disposto a debater e acolher as boas causas do Amapá, fará falta.”

O promotor Moisés morreu em Minas Gerais onde estava visitando familiares.
Este ano, no Dia de Finados, ele postou em sua página no Facebook que “estamos na Terra somente de passagem. A vida é apenas um sopro e tudo pode acontecer numa fração de segundos. Eu já perdi algumas pessoas amadas, mas procuro não lembrar do dia que partiram, pois entendo que lembrar das coisas boas em vida é o que ameniza a dor da saudade e nos faz sorrir em meio às lágrimas!”

Local do velório e sepultamento ainda não foi informado pela família.

  • Quero externar também meus sentimentos e lamentar a perda de uma pessoa da importância do Promotor Moisés, com grande contribuição para as causas sociais e ambientais do Estado, bem como na condição de gestor e empreendedor no campo educacional, contribuiu de forma significativa para a formação acadêmica, bem como no incentivo de ações voltadas para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária com projetos sociais de grande importância no contexto educacional, e de aprendizagem para os jovens e demais pessoas interessadas nas ações complementares implementadas pelo se idealizador. Meus sinceros sentimentos pela perda do excelente profissional. Que o Senhor criador de todas as coisas o receba no seu seio de amor eterno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *