PF fecha garimpo ilegal no Oiapoque/AP

Oiapoque/AP – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (7/11) a Operação Japeusá* para desarticular organização criminosa que atuava na extração ilegal de minério em garimpo de codinome Duda, localizado as margens do Rio Cricou, a cerca de três horas de barco da cidade de Oiapoque/AP.
A ação decorre de um trabalho com apoio do Ministério Público Federal e da Força Aérea Brasileira que resultou no cumprimento de três mandados de prisão temporárias e oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Macapá/AP e Oiapoque/AP, além do bloqueio de bens dos envolvidos e do encerramento das atividades do garimpo.
Segundo as investigações que tiveram início há cerca de um ano, garimpeiros foram presos com ouro sem comprovação legal na cidade do Oiapoque/AP em operação conjunta entre a Polícia Federal e o Exército Brasileiro.
Há registros de que os líderes da organização criminosa tentaram, junto aos órgãos competentes, legalizar a extração de ouro. Mas com pedido negado, continuaram atuando irregularmente e cometendo uma série de crimes, o que resultou no pedido de prisão decretado pela Justiça Federal.
Os investigados responderão, na medida das suas responsabilidades, pelos crimes contra a ordem econômica, ambientais, extração ilegal de minérios, usurpação de matéria prima da União, organização criminosa, dentre outros. Se condenados, poderão cumprir pena de até 25 anos de reclusão.

(Ascom/PF)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *