Resgatando a tradição – Baile dos Alferes está de volta

Será na próxima sexta-feira, 21, Dia de Tiradentes, o Baile dos Alferes em Macapá, que  há muitos anos não vinha sendo realizado.
Organizado pela Associação dos Oficiais o retorno deste baile visa resgatar a tradição e mostrar simbolismo e a importância do oficialato para a sociedade.
É um baile lindo com os oficiais em traje de gala exaltando a simbologia e os valores inerentes a profissão, além disso  proporciona  diversão, congraçamento e o estreitamento das relações entre os oficiais, autoridades e amigos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar.

No Amapá há cerca de 20 anos não era realizado. A última vez foi quando o coronel Gastão Calandrini comandava a Polícia Militar.

Tudo está sendo organizado com muito empenho, amor e cuidado (decoração, música, serviço etc) para que este retorno se torne inesquecível.
Antes que os pés de valsa tomem conta da pista de dança, serão exibidos vídeos curtos e contada um pouco da história de Tiradentes, o que significava o posto de alferes e a importância e simbologia dessa grande festa.

(Você sabia que originalmente, o alferes era o encarregado do transporte da bandeira ou estandarte de um exército, unidade militar, ordem de cavalaria ou outra instituição militar, civil ou religiosa?)

Nos outros estados o baile é realizado anualmente, em alguns só muda a denominação, como, por  exemplo,  Baile das Estrelas, Baile da Espada, Baile dos Oficiais, mas o objetivo é o mesmo.

Em Macapá, o baile será no Mont Blanc Eventos a partir das 20h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *