Sobre o aumento da tarifa de energia elétrica

Engenheiro, ex-presidente da CEA e leitor assíduo deste blog, José Maria usou a caixa de comentários desse blog para dizer o seguinte:

“Acho que nossos políticos e técnicos, ou algo que o valham, não entenderam o que de fato vai acontecer com a CEA. Ela não vai ser privatizada. Vai continuar existindo, como ente jurídico, mas sem função nenhuma.
De fato, ninguém vai comprar a CEA, mesmo que seu preço seja um real. Ela simplesmente perdeu a concessão. A nova concessionária já tem nome e dono. O que está sendo feito é uma reconstituição tarifária para que os novos donos comecem sem atropelos.
A velha CEA, diga-se Governo do Estado, ficará com o passivo, ou seja, as dívidas e será obrigado a repassar de imediato o ativo, que nada mais é que a velha rede elétrica, prédios e terrenos, à nova concessionária, para que essa possa ganhar muito dinheiro, com uma bela tarifa e um patrimônio vindo de graça, bem enxuta, sem problemas e sem dívidas de tipo algum.
Fica para o povo amapaense esse cavalo de troia chamado CEA.”

Num outro comentário, ele assegura que a solução para enfrentar a crise do aumento de tarifa é implantar geradores solares.
Leia:

“Mesmo possuindo estruturas hidrelétricas reconhecidas mundialmente, o Brasil é um dos países com a maior tarifa de energia do planeta, e você já deve ter sentido esse peso no próprio bolso. Segundo um estudo recente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), a tarifa brasileira para uso de energia elétrica residencial é a 14ª mais cara entre 28 países analisados. Além disso, o Brasil ocupa a vice-liderança quando o assunto é a carga tributária.
A solução para enfrentar a crise do aumento de tarifa é implantar geradores solares conectados à rede. Não tem outra.
Não adianta desligar equipamentos. No final final ficamos sem qualidade de vida, nos privando de uma das maiores descobertas do homem: a eletricidade.
Temos um perfil especial para esse tipo de energia, em nossa terras tucujús.
Se alguém se interessar meu zap é 981341109.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *