200 anos de Independência: Brasil nas Cortes de Lisboa é o 5º selo da série

Os Correios colocaram em circulação, nesta segunda-feira (23), a emissão comemorativa “Brasil nas Cortes de Lisboa”, a penúltima da série “Brasil, 200 anos de Independência”.

A série foi criada pelos Correios em parceria com Câmara dos Deputados, em 2017, e se estende até 2022, ano do bicentenário da Independência. O quinto selo retrata a relação do Brasil com as Cortes de Lisboa.

A série “Brasil, 200 anos de Independência” já apresentou o Bicentenário da vinda de D. Leopoldina (2017), o Bicentenário da Aclamação de D. João VI (2018), o Bicentenário do retorno de José Bonifácio ao Brasil (2019) e o Bicentenário da Revolução Constitucionalista (2020).

O selo – A emissão traz a inscrição “Brasil, 200 anos de Independência” e a pintura “Sessão das Cortes de Lisboa”, de Oscar Pereira da Silva, que faz parte do acervo do Museu Paulista da USP. A imagem retrata a participação de representantes das províncias brasileiras na Assembleia em Portugal, em especial Antônio Carlos de Andrada, que aparece discursando, de pé. A arte é de Ely Borges e Isabel Flecha de Lima, que utilizaram a técnica de computação gráfica.

Com tiragem de 240 mil exemplares e valor unitário de R$ 2,50, os selos estarão disponíveis para venda na loja virtual e nas principais agências dos Correios.

(Ascom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.