A bela Samaumeira

antonioluiz2Essa bela samaumeira faz parte da paisagem de Macapá há mais de 60 anos. Não fosse o saudoso promotor Haroldo Franco e o engenheiro florestal Alcione Cavalcante ela não estaria mais aí. Como tantas outras, que enfeitavam o bairro do Araxá,  teria caído ou morrido por causa da falta de cuidado e dos aterros feitos naquele bairro.
Quando o Ministério Público adquiriu o terreno, onde atualmente é sua sede, esta samaumeira estava triste, quase sem vida e atacada por pragas. Haroldo Franco, na época promotor do Meio Ambiente,  chamou o engenheiro florestal Alcione Cavalcante e pediu que fizesse o que fosse possível e até o impossível para salvá-la. E ele fez.
E a sexagenária samaumeira esta aí linda, imponente, majestosa. E virou símbolo do MP.

Conta a lenda que a Samaumeira tem o poder de assustar e afastar pessoas mal intencionadas.
Vai ver que é por isso que certos políticos tem raiva ou medo do Ministério Público do Amapá.

(Foto: jornalista Antônio Luiz)

  • Mana Alcinéa: Vc mais do que ninguém sabe da grande admiração que tenho pelo seu irmão e meu melhor amigo Alcione Cavalcante (Engº Florestal dos bons, segundo ele próprio rsrsrs), e me emociono qdo falo do também meu grande amigo que foi em vida o Promotor de Justiça Haroldo Franco, com quem aliás aprendi pelo convívio q tivemos muitas lições de vida: Qto ao trabalho no MP-AP com a Samaúma ou Sumaúma que é uma árvore da Família Bombacaceae e possui o nome científico de Ceiba pentandra (L.) Gaertn, e é sem dúvida nenhuma uma das árvores mais emblemáticas da Amazônia, de crescimento rápido. Em terra firme, atinge menor porte, embora volumosa. Possui Propriedades Medicinais, uma vez que a seiva da planta é empregada contra conjuntivite, a decoração da casca é diurética e empregada contra a hidropisia do baixo ventre. Possui Propriedades Alimentícias, haja vista que os toros da raiz descoberta, das margens dos riachos secos, dão água potável excelente no verão. Ainda apresenta Proprietades Industriais, pois suas sementes dão óleo de sabor e cheiro agradáveis, comestível, servindo também para iluminação; tido como bom lubrificante e eficaz contra ferrugem. Sua Floração é de junho a agosto (época em que é muito procurada por abelhas), e sua Frutificação de setembro a outubro (pode deixar um tapete branco de paina caída aos seus pés no final deste período). Também sou um Engº Florestal dos bons, segundo “Eu” rsrsrs. Só gostaria de acrescentar no Projeto desta Majestosa Árvore, por questão de JUSTIÇA o nome da Promotora de Justiça Ivana Franco Cei, por quem tenho grande admiração e apreço.
    Abs. Matta.

  • Cumprimentos ao saudoso promotor Haroldo Franco e ao engenheiro florestal Alcione Cavalcante pelo inestimável serviço prestado à natureza, a Macapá, ao Amapá, à Amazônia e ao Brasil.
    Forte abraço, nobre poetisa Alcinéa Cavalcante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *