Caravana Saúde do Axé

Sexta-feira, 20, das 8h às 13h, na União dos Negros do Amapá (UNA), é dia de “Caravana Saúde do Axé”. Em sua sexta edição, os serviços de saúde, assistência social, recreação e meio ambiente sairão pela primeira vez de um terreiro, onde tradicionalmente são realizados, para funcionar na Escola Azevedo Costa, em frente à União dos Negros.

A caravana acontecerá no dia em que se celebra o momento mais religioso da festa da Semana da Consciência Negra: a Missa dos Quilombos, símbolo do sincretismo religioso entre o catolicismo e crenças de matriz africana. A intenção é disponibilizar os serviços às comunidades tradicionais que participarão do Encontro dos Tambores e também aos moradores do Laguinho e bairros adjacentes.

Neste dia, a comunidade terá acesso a consultas médicas, testes rápidos (HIV, Sífilis), verificação de pressão arterial, de peso infantil e glicemia, vacinação, exames (PCCU e PSA), distribuição de kits de saúde bucal e de preservativos e gel, farmácia, orientação nutricional, atendimentos jurídicos, emissão de RG e carteiras de Trabalho e do SUS, cadastramento em programas sociais, distribuição de mudas de plantas e ervas medicinais, oficinas e campanhas de prevenção.

A caravana é realizada pela Prefeitura de Macapá, por meio do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), e pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), em parceria com outras secretarias como Semsa, Semed, Semam, Semur e o Superfácil, do Governo do Estado.

(Rita Torrinha/Asscom Improir)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *