Família que perdeu matriarca vítima de câncer organiza ação social para arrecadar doações para a Unacom

Registro de um Natal – Professora Luzair com filhos, noras, genros, netos e bisnetos. Uma família muito bonita

Um ano após o falecimento da matriarca Luzair Costa, vítima de um câncer no pâncreas, familiares da aposentada se unem para ajudar outras pessoas que também enfrentam o mesmo problema. Luzair faleceu em 1º de setembro do ano passado após lutar por alguns meses contra a doença. Sem diagnostico precoce, ela tratava o câncer como diabetes. Foi somente seis meses antes do falecimento que veio o laudo conclusivo.

A luta da aposentada foi reconhecida recentemente pela Assembleia Legislativa que denominou a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com o nome dela. O projeto foi de autoria do deputado Pedro DaLua (PSC). Ainda no final do ano passado, parentes e amigos arrecadaram 200 cestas básicas e doaram às família carentes que residem ao longo da BR-156. Desta vez a ação será em favor da Unacom.

A saudosa professora Luzair Costa era um exemplo de solidariedade. Todos os dias, sempre sorrindo, estava pronta para ajudar alguém

De acordo com Heráclito Costa, um dos filhos e organizador, a ação social terá pelo menos três momentos. O primeiro deles ocorre neste sábado, 12, com um adesivaço em frente a casa onde a aposentada morou por mais de 30 anos, na Rua Hildemar Maia, esquina com Avenida Xavantes, no Buritizal. Foram confeccionados mil adesivos. Cada um deles será entregue a motoristas que passarem pelo local. A ideia é arrecadar doações que cheguem a um valor mínimo de R$ 10 mil que serão integralmente revertidos para compra de suprimentos para atender pacientes na Unacom.

A próxima ação ocorre em setembro e consiste em atendimento a moradores de rua e pessoas em vulnerabilidade social. É que um dos hábitos diários da aposentada era receber essas pessoas, servindo-lhes comida e dando-lhes palavras de consolo.

Em dezembro, está prevista uma ação de Natal voltada para famílias de pacientes com câncer. A ideia é arrecadar doações e reverter a essas famílias.

Heráclito não descarta a possibilidade de ser fundada uma ONG sem fins lucrativos para auxiliar famílias que enfrentam o drama de terem pessoas com câncer. Mas isso ainda será discutido. “A intenção neste momento é manter vivo o legado que ela nos deixou”, disse.

Serviço
Ação social em favor da Unacom Luzair Costa
Local: Rua Hildemar Maia esquina com Avenida Xavantes, Buritizal
Data: sábado, 12 de agosto   Horário: a partir das 9h

  • Que lindo o gesto dessa familia..
    eu como assistente social…fico de coração feliz..e creio sim q ainda existe pessoas e familia de grande coração…e um olhar sempre caridoso em ajudar o proximo..
    Parabéns pela linda familia e pelo gesto bondoso e solidario..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *