Feira de ciências e engenharia no meio do mundo

feira

Começou nesta quarta-feira, 21, a quarta edição da Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá (Feceap). O evento acontece no Monumento Marco Zero do Equador até esta sexta-feira, 23, onde estão sendo apresentados 60 projetos locais, de outros estados e de países como México e Argentina. Os responsáveis pela produção dos trabalhos são estudantes da Educação Básica com até 20 anos.

Promovida anualmente desde 2013, a Feceap recebe projetos científicos de várias áreas do conhecimento, com o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela ciência, além de estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo.

“Quando projetos como estes que estão sendo apresentados na Feira são incentivados dentro das escolas, faz com que a própria sociedade evolua de forma mais célere. São projetos que as indústrias, por exemplo, podem analisar sua viabilidade”, ressaltou Sebastião Magalhães, secretário de Estado da Educação em exercício.

Entre os projetos em exposição está o do Rodrigo Borges e Pablo Luan Mota, estudantes do 2º ano do ensino médio integrado do Sesi Amapá, que desenvolveram um aplicativo para smartphone que faz uma estimativa de quanto de energia elétrica é consumido na residência ou indústria, por exemplo. “É uma forma que encontramos de auxiliar o cidadão e as indústrias no consumo consciente de energia elétrica visando à redução de gastos”, disse Rodrigo.

Em tempos de infestação de doenças como a dengue, alunos de uma escola particular criaram um vaso anti Aedes aegypti. Feito de garrafa pet, o vaso tem custo zero de produção. Outra iniciativa em exposição é a do estudante mexicano José Carlos Parra Rivas, que apresenta uma alternativa para cultivo de legumes, em especial a do pepino persa, sem utilização de agrotóxicos e em um pequeno espaço. “O agricultor monta essa tenda especial no quinta de casa e pode cultivar o pepino, por exemplo. Tudo a baixo custo e de forma sustentável, sem agrotóxicos”, comentou o jovem.

A Feceap faz parte do circuito nacional de feiras científicas realizadas em outros Estados, como Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul, que estão interligadas a eventos científicos internacionais, a exemplo da International Science and Engineering Fair (Isef), que acontece nos Estados Unidos.

Cronograma

Quinta-feira, 22

8h às 12h

Exposição de trabalhos e Avaliação – IV FECEAP

8h às 12h

Torneio Juvenil de Robótica

3ª MODALIDADE “SUMÔ e SUMÔ MMA” – todos os níveis

4ª MODALIDADE “CABO DE GUERRA – todos os níveis

5ª MODALIDADE “DANÇA” – todos os níveis

Planetário Museu Sacaca

8h30 às 9h30

PALESTRA: Neurociência e Educação – Vanessa Paetzold Rodrigues (Rio Grande do Sul)

10h às 11h30

PALESTRA: Descobrindo e desenvolvendo Talentos, com o autor do Livro João Bezerra da Silva Júnior (São Paulo)

12h às 14h

ALMOÇO

14h às 16h15

Exposição de trabalhos e Avaliação – IV FECEAP

Planetário Museu Sacaca

14h30 às 15h30

PALESTRA: Elas Digitais – Jucilene Souza e Jéssica Viana (Macapá)

16h às 16h30

PALESTRA INTERNACIONAL: Educação e Feiras de Ciências – MC Margarita Leya Sánches (México)

16h às 16h30

Premiação do II Torneio Juvenil de Robótica

16h30 às 18h30

Momento Cultural

Sexta-feira, 23

8h às 10h30

Exposição de trabalhos e Avaliação – IV FECEAP

9h às 10h

Palestra Motivacional: MILSET BRASIL, com Luan Mariano Duarte (Fortaleza)

10h30 às 11h30

Palestra: Empreendedorismo Digital PROSID – Danilo Pantoja e Raul Barrada (Macapá)

12h às 16h

LIVRE

16h30

Início da cerimônia de encerramento

(Secom/GEA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *