Fórum Social Pan-amazônico

Na próxima sexta-feira, 23, o Fórum Social Pan-amazônico (FOSPA) promove, na Unifap a partir das 15h,  o evento “ENCONTROS: diálogos para a afirmação de uma agenda pan-amazônica do cuidado do território e da natureza”. Dentre os convidados está o conceituadíssimo  engenheiro florestal Alcione Cavalcante.

O que é o Fórum Social Pan-amazônico
É um espaço de resistência, diálogo, debate e propostas dos movimentos sociais e sociedade civil Panamazônica.
O Fórum Social Pan-Amazônico é um evento-processo que busca articular os movimentos sociais, comunidades tradicionais e povos originários dos nove países da Bacia Amazônica (Brasil, Equador, Venezuela, Bolívia, Republica Cooperativa das Guianas, Suriname, Colômbia, Peru e Guiana) com o objetivo de aproximar culturas, quebrar o isolamento das lutas de resistência, fortalecer o combate anti-imperialista, desenvolver a autonomia dos povos, promover a justiça social e ambiental, se opor aos modelos de desenvolvimento predatórios e daninhos aos povos que vivem na Pan-Amazônia e discutir alternativas que construam a justiça e a igualdade social.

No sentido mais amplo é um movimento que faz a crítica ao modelo colonial imposto às populações amazônicas e levanta a bandeira de uma Pan-Amazônia governada por seus povos. O FOSPA é um espaço autônomo e independente composto por movimentos, organizações sociais, representações de povos e comunidades.

O objetivo principal do Fórum Social Pan-Amazônico é criar uma articulação conjunta e solidária os povos amazônicos internacionalmente e que nesta dinâmica surjam novas iniciativas para a defesa da Amazônia e de seus habitantes. Este tipo de evento federativo é de crucial importância porque cada país conhece um contexto nacional único e singular, suas regiões amazônicas conhecem problemas muito semelhantes: governos dependentes de políticas extrativistas, impacto ecológico de megaprojetos, o desmatamento e mineração ilegal, violação de direitos povos originários.
É neste sentido que se realizará IX Fórum Social Pan-amazônico (FOSPA) em novembro de 2019, na cidade Mocoa, Putumayo/Colômbia. Acumulando experiência dos Fóruns Sociais Pan- amazônicos precedentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *