Maracá e Cunani são apostas para moda amapaense

Durante os meses de julho, agosto e setembro o Sebrae por meio do Projeto de Atendimento Setorial de Indústrias de Macapá e Santana, do Segmento de Confecção investe em atividades de inovação com resgate da identidade cultural do estado inserida no mercado da moda do Amapá para a criação de uma Coleção Maracá Cunani. Os profissionais de design, Lídia M. Pereira Abrahim, do Pará, e Cristiano Sales de Oliveira, da Paraíba, são os facilitadores e condutores do processo criativo.

Seis empreendedores amapaenses do universo da moda participam do projeto. Eles firmam o compromisso de produzir uma moda que carregue a identidade cultural do estado.

Durante os 3 meses de realização do projeto acontecem ações de consultoria em design, estudos científicos da importância do legado ancestral das culturas Maracá e Cunani e oficinas criativas. O objetivo é propor novas estampas, insumos e acessórios que diversifiquem e contribuam com a versatilidade da vestimenta amapaense.

A analista do Sebrae e gestora do projeto, Vanusa Collares, acredita que com os novos conhecimentos e possibilidades de criação de novos produtos, os participantes poderão incrementar seus negócios com inovação e diferencial competitivo.

“O objetivo também é fortalecer e dar visibilidade às empresas participantes desse projeto e também, a expectativa de levarmos esses novos produtos como elementos culturais de nossa história, em eventos de moda pelo Brasil afora”, comenta a gestora, Vanusa Collares.

Para a diretora técnica do Sebrae, Isana Alencar, a identidade Maracá e Cunani será um marco apresentado à sociedade amapaense. “Trata-se de uma coleção feita por 06 empresas, sendo todas elas voltadas para a cultura do estado e isso poderá dar um salto e uma referência grandiosa para a moda amapaense”, conclui a diretora técnica do Sebrae, Isana Alencar.

Ao término das atividades, a partir do mês de outubro, o Sebrae pretende apresentar ao público frequentador dos principais shoppings de Macapá, o resultado final das oficinas criativas: uma coleção surpreendente, capaz de conquistar o gosto do consumidor amapaense e dos visitantes.

Os eventos serão itinerantes, com expositores próprios para que cada empreendedor possa mostrar os inovadores trabalhos criados e posteriormente consolidar no mercado regional.

O Sebrae busca, com a Coleção Maracá Cunani, expandir e disseminar a proposta aos demais empresários do setor, visando a modernização e profissionalização do mercado da moda amapaense.

(Ascom/Sebrae)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *