Outubro Rosa

Do G1 Amapá

Movimento Outubro Rosa faz vigília para chamar atenção das autoridades

Graziela Miranda Do G1 AP

Público participa da missa que antecede a vigília na Praça da Bandeira, em Macapá (Foto: Graziela Miranda/G1)Missa que antecedeu a vigília em Macapá
(Foto: Graziela Miranda/G1)

Uma vigília em prol da saúde das pessoas portadoras de câncer iniciou nesta quinta-feira (17) na Praça da Bandeira, por volta de 22h, logo após o fim da missa celebrada na igreja Jesus de Nazaré.

A programação vai culminar com a “Caminhada da Esperança”, que percorrerá diversas ruas do Centro de Macapá, marcada para sexta-feira (18) às 16h.

A iniciativa é da Comissão de Organização do Movimento Social Outubro Rosa no Amapá. Segundo Suzana Machado presidente da comissão a ideia surgiu da necessidade de chamar a atenção da população e do poder público para a situação em que vivem os portadores de câncer no Amapá.

Presidente da Comissão de Organização do Movimento Social Outubro Rosa no Amapá, Suzana Machado (Foto: Patrícia Leal/ TV Amapá)Suzana Machado diz que atendimento é precário
(Foto: Patrícia Leal/ TV Amapá)

“Apesar de o palácio do governo estar iluminado de cor-de-rosa, ele [governo] não nos ajuda de fato. As condições de atendimento oferecidas aos pacientes são precárias”, afirmou.

Portadora de câncer de mama, Suzana ainda relata que a escada que dá acesso a sala de quimioterapia, no Hospital de Clínicas Alberto Lima, não tem corrimão e o elevador não funciona.

“Para nós está difícil. O outubro é rosa, mas poderia estar sendo negro pela situação em que estamos vivendo. Gostaríamos que toda a sociedade participasse desse clamor. Essa é uma causa do povo amapaense”,  disse.

Naufrágio
As famílias que perderam os entes queridos no naufrágio do barco ‘Reis I’, ocorrido no sábado (12), durante o Círio Fluvial, também serão lembradas durante a vígilia.

  • Ta na hora de nos mulheres fazermos alguma coisa pra mudar, quando a gente vai no hospital de especialidade pra marca um exame de mamografia eles encaminham para o hospital são Camilo, quando a gente chega lá dificilmente consegue marca o exame, e quando marca é pra dois, três meses depois, um exame importantíssimo para nos mulheres. enfeite rosa, lampada rosa, não nos ajuda em nada bom mesmo seria ter médicos para consultar e mamógrafo funcionando para prevenir o câncer de mama….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *