Parceria para combater ratos d’água

Almirante Alípio Jorge e Ericláudio Alencar – Foto: Marcelo Loureiro

Marinha e órgãos da segurança pública do Amapá vão estabelecer uma parceria para combater quadrilhas especializadas em atacar embarcações nos rios da Amazônia. O planejamento nasceu de um encontro entre o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Ericláudio Alencar, e o almirante Alípio Jorge, que esteve no Amapá no mês passado para acompanhar o processo de implantação de um departamento de engenharia militar do Exército Brasileiro, em Macapá.

Este mês de março, os técnicos da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Capitania dos Portos deverão reunir, novamente, para definir estratégias de ação e oficializar a parceria. Inicialmente, o almirante afirmou que os navios do grupamento de patrulha naval poderão dar um apoio na condução de patrulhas policiais.

Alípio Jorge ressaltou que Governo do Amapá já possui parceria com a Marinha no projeto Rios de Cidadania, que leva atendimento de saúde e orientação jurídica, entre outros serviços, às regiões de ribeirinha do Estado.

O secretário Ericláudio indicou que ações contra os ratos d’água as ações pontuais ocorrerão principalmente aos arredores de comunidades ribeirinhas. “A Marinha tem a logística e nós temos a polícia. Podemos estabelecer uma cooperação para proteger as comunidades ribeirinhas”, considera o secretário.

(Secom/GEA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *