PF deflagra Operação Cunhatã

Operação Cunhatã combate exploração sexual de menores indígenas no Amazonas

Manaus/AM – A Polícia Federal, com o apoio da Força Aérea Brasileira e do Exército Brasileiro, desencadeou, nesta manhã (22/5), a Operação Cunhatã, que visa desarticular uma suposta rede de exploração sexual de menores indígenas, na cidade de São Gabriel da Cachoeira.

São cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, 4 mandados de prisão preventiva, 6 mandados de prisão temporária e 1 mandado de condução coercitiva. Participam da operação 45 policiais federais, que contam com o apoio do Exército Brasileiro para deslocamento até os locais de busca e de cumprimento dos mandados de prisão.

As investigações, que visavam apurar a existência de uma suposta rede de exploração sexual de menores indígenas, na cidade de São Gabriel da Cachoeira, foram iniciadas com base em denúncias recebidas, além de matérias publicadas na imprensa sobre o tema.

Com o avançar das investigações, constatou-se que a rede não estava formalmente constituída e organizada, embora tenham sido identificadas duas aliciadoras que ofereciam vantagens econômicas na cooptação de menores indígenas, que trabalhariam em casas noturnas e bares. Também constatou-se que alguns dos autores dos ilícitos em questão mantinham relações sexuais com as vítimas em troca de dinheiro, presentes ou alimentos, tendo em vista a condição social destas.

No curso das investigações alguns dos autores ameaçaram e coagiram algumas vítimas, as quais foram encaminhadas para o Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente Ameaçado de Morte (PPCAAM), para resguardo de suas integridades físicas.
(Fonte: Portal da Polícia Federal)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *