Seminário “Forte Cumaú: História, Arqueologia e Comunidade”

Na próxima terça-feira, 26, será realizado o Seminário Forte Cumaú: História, Arqueologia e Comunidade, no auditório do Museu Sacaca, em Macapá. Este Seminário apresenta os resultados do Projeto de Pesquisa Histórica e Arqueológica para Identificação do Forte Cumaú, o qual é oriundo de esforços conjuntos entre agentes civis e públicos para valorização desse patrimônio histórico, localizado no bairro Igarapé da Fortaleza, entre os Municípios de Macapá e Santana.

Através de licitação, o IPHAN contratou o IEPA para a execução do projeto, organizado em quatro eixos: História, Arquitetura, Arqueologia e Divulgação. As pesquisas foram desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, liderada por pesquisadores de diferentes instituições públicas, como o próprio IEPA, a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG).

O seminário visa contribuir para a difusão do conhecimento produzido, fortalecendo a participação da sociedade civil na valorização do patrimônio e na discussão sobre encaminhamentos necessários a sua proteção. As inscrições são gratuitas.

Programação:
14h: Abertura Oficial
Palestra 01: A história do Forte Cumaú – Dr. Augusto de Oliveira (IEPA)
Palestra 02: O Forte Cumaú e sua preservação – Msc. Eloane Cantuária (UNIFAP)
Palestra 03: O tombamento de bens arqueológicos – Sr. Djalma Santiago (IPHAN)
16h: Coffe Break
Palestra 04: Arqueologia do Forte Cumaú – Dr. Fernando Marques (MPEG)
Palestra 05: Memória e patrimônio: De quem é o Forte Cumaú? – Msc. Mariana Cabral (IEPA)

Debate: Dr. Augusto de Oliveira (IEPA), Dr. Fernando Marques (MPEG), Sr. Djalma Santiago (IPHAN-AP), Msc. Eloane Cantuária (UNIFAP), Msc. João Darcy de Moura Saldanha (IEPA).

(Mariana Petry Cabral/Nucleo de Pesquisa Arqueologica-IEPA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *