Também no Amapá o gigante acordou

S

A juventude amapaense foi pra rua nesta quarta-feira numa manifestação bonita e pacífica, com protestos bem humorados e indignados. Se protestou contra tudo que há de errado: a falta de ética na política, a corrupção, caos na saúde e educação, precariedade do transporte público  e até por causa do preço da farinha e do açaí.

S

S

Os manifestantes, cerca de 10 mil segundo a PM,  se concentraram na Praça da Bandeira, caminharam pela avenida FAB, desceram a principal rua do comércio – a Cândido Mendes -, subiram pela Padre Júlio, pegaram a Leopoldo Machado e depois novamente a FAB retornando para a Praça da Bandeira. Não se viu bandeiras de partidos políticos (um militante do PSTU ainda tentou usar a bandeira do partido, mas, sem qualquer confusão, acatou o pedido de deixar a bandeira de lado). O movimento não aceitou também trio elétrico, pois geralmente os trios são bancados por políticos.

S

S
A primeira parada dos manifestantes foi em frente a Assembleia Legislativa, onde gritaram palavras de ordem, como “Não me representa! Não me representa”. Não houve tentativa de invasão nem tumulto. Da mesma forma que não houve na frente da Prefeitura de Macapá.

S
Tudo ia muito bem. A polícia acompanhava à distância. Mas no final, na esquina da avenida Fab com a rua General Rondon, onde fica o Palácio do Governo, baderneiros e vândalos infiltrados na manifestação, da mesma forma que vem acontecendo nas outras cidades, tentaram ofuscar o brilho do movimento. Quiseram invadir o Palácio. A Polícia Militar postada na esquina não arredou pé, então – apesar do apelo do comando do movimento – os baderneiros começaram a atirar pedras, paus e bombas nos policiais. Uma policial feminina levou uma pedrada no rosto e um policial foi atingido no nariz por um pedaço de pau. Foi então que o Bope foi acionado e com bombas de gás, spray de pimenta e balas de borracha tentou dispersá-los. O confronto entre polícia e vândalos durou mais de meia hora.
E enquanto os vândalos jogavam paus e pedras e a polícia jogava granadas de efeito moral, os manifestantes respondiam cantando o hino nacional.
Os atos de vandalismo não foram praticados apenas na esquina do Palácio. Acuados pela polícia, os vândalos tomaram outro rumo e algumas quadras adiante viraram dois carros, quebraram vidros de lojas e escritórios e apedrejaram o Teatro das Bacabeiras e outros bens públicos.

S

S

  • Agora quantos hipócritas estão nessa manifestação, que se tivessem a oportunidade ter um cargo político e receber sem trabalhar se teriam coragem de recusar por saber que esta errado??? Se ao receber um troco errado (a mais), se teriam a dignidade de devolver??? Se não abrem a janela de seus carros e não jogam lixo na rua??? Vamos começar por nós… Detalhe, não sou essa pessoas, mas estou procurando me policiar e me tornar bem melhor…

    • Concordo com você, não devemos para com as manifestações, ainda tem muita coisa a ser revista, dentre elas: a Transparência na ALAP, a Inércia do MPE-AP, que não representa nenhum interesse do povo e os demandos e nepotismo dentro do TCE-AP e seus altos salários, copie o link e olhe a listinha de servidores do tce e seus super salários, tem servidor de nível médio ganhando salário próximo ao teto do STF, ganhando mais ou igual a um JUIZ e Promotor, isso é absurdo: http://www.tce.ap.gov.br/downloads/transparencia/RELACAO_BRUTOSDEZ2012.pdf. Valeu, #vamosPraRua#

  • Presidente da FIFA tá ameaçando cair fora,se o governo brasileiro não resolver a situação hs existente no Brasil.PUTZ! é muita ousadia desse Sr. em dizer isto.Se ele quer saber “não deveria nemter vindo”,pq o povo brasileiro não tá nem ai p/essa copa,a qual foi feita p/a elite e com o dinheiro do povo que se encontra com a saúde,segurança,educação e outras mazelas da vida,na maior precariedade.O país do futebol gosta sim de futebol,mas gosta mais de ver seus direitos respeitados.Pagamos altos impostos e não temos retorna,e dai que vem esse “senhorzinho” querer nos diminuir ,que vá p/o seu país catar coquinhos.O lucro que essa copa poderia nos render,já esta malfadado à ir p/os bolsos desses bacanas ai.Sr. da FIFA,nem precisa pedir p/sair,já vai tarde.Chegou agora e já quer sentar na janela.Como diz a Sula “vai com Deus”…hehehe

  • Bom, sem querer fugir do assunto, acho que seria bom dar uma forcinha a mais para a segurança e o silencio. Alguém sabe me dizer quais foram as medidas adotadas para fechar os bares, casa de sopa, loja de conveniencia, etc, que ficam abertos 24 horas, mas, que na verdade sao verdadeiros infernos!

  • Estamos vivenciando uma nova revolução democrática no país, essas manifestações magníficas do povo brasileiro é um sonho que está se tornando realidade. Os fatos negativos que todos nós presenciamos nessas últimas décadas vem amadurecer a Democracia com essa nova revolução dos cidadãos brasileiros que estamos vivendo agora. É fruto da corrupção que corrói os cofres públicos, fazendo com que os direitos garantidos na Constituição da República como Educação, Segurança Pública, Saúde,etc., sejam afetados seriamente, gerando miseráveis, bandidos, mendigos, desempregados, entre outros. O Brasil passou por várias revoluções; A primeira foi com a Proclamação da Independência do Brasil em 1822, livrando-nos do domínio de Portugal; depois veio a proclamação da República, desta vez banindo o Império brasileiro tendo como último governante D.Pedro II, que teve no exílio dito que desejava que o povo brasileiro tivesse cada vez mais acesso à educação. Então no século XX teve a Revolução de 30,tendo Getúlio Vargas como articulador, desenvolvendo o Brasil e principalmente dando passos importantes como direitos trabalhistas, voto feminino, industrialização,etc. Em 1964 vem a Revolução Militar, como um meio de tirar do Brasil da ameaça Comunista. Então, em 1984, veio as Diretas Já, um movimento pelo direito do voto direto, que encerrou 21 anos de Ditadura Militar, mas o Congresso Nacional preferiu as eleições indiretas, elegendo Tancredo Neves. Na década de 90 tivemos o movimento dos caras-pintadas, que tirou do poder o corrupto Fernando Collor, tido como caçador de marajás, mostrando na realidade que era o próprio marajá. Desde então, o Brasil passou por um período de amadurecimento de suas instituições importantes no combate a corrupção, como Ministério Público, Polícia Federal, Controladoria Geral da União, etc. Os fatos recentes mostrando corrupção no Executivo, no Judiciário, e no Legislativo, vinham sendo noticiados nesses últimos anos pela mídia brasileira, fazendo com que os brasileiros tivessem a informação que era blindada em décadas passadas, gerando um acúmulo de insatisfações sociais em todo o país, pois cada um de nós desejava a punição dos corruptos ,que na maioria das vezes, se livravam das prisões, e o mais importante, não eram punidos em seus bens conquistados ilegalmente. Todos nós brasileiros, em todas as cidades brasileiras, sabemos quem é quem na política local dessas cidades, ou seja, quem é corrupto, mas durantes as eleições, na maioria das vezes, esses gatunos ainda prevalecem, devido aos cidadãos não darem ainda importância ao voto consciente, que é importantíssimo no combate a corrupção. Agora, vemos essa nova revolução democrática, que marcará o Brasil no rumo ao combate à corrupção, mas que realmente só alcançará seus objetivos políticos, se todos nós tivermos o voto consciente como a principal ferramenta dessa nova revolução.

  • Os líderes do movimento e o povo em geral devem reprimir aqueles bandidos infiltrados que escondem a cara com máscaras e camisas. Quem é do bem não esconde a cara. Esses tem que ser presos. Somos maioria. Vamos expulsá-los do movimento.

  • Temos um poder poderoso que muitos não possuem neste planeta: o voto. Senhoras e senhores, não vai valer de nada qualquer manifestação, ainda que pacífica, se nosso maior instrumento de cidadania, na data certa, não reconhecer que existem pessoas bem intencionadas por um mundo melhor. Acredito que o Brasil amadureceu muito. Deste jeito, retroceder, jamais. Então nunca permitamos que este pedaço do Brasil caia, de novo, nas garras daquelas “excelências” de mãos sujas, cujo mau-caráter, até hoje infelicita esta gente, apesar de todos os esforços empreendidos pelos atuais governantes em face do bem-estar da coletividade.

  • Tem q protestar, reivindicar, não deixando ser calado ném pela imprensa, que tenta desviar o foco, não dando apoio ao verdadeiro espírito da manifestação!

  • Que bom, ver o AMAPÀ acordar, ver o povo na rua, lutando contra a desigualdade existente nessa sociedade hipocrita, a hora é essa, não podemos mais ignorar o que esta acontecendo em nosso estado, cada um que governa so quer se dar bem, chega!,vamos lutar por uma melhor educação, saúde, e concursos publicos,.Não queremos mas ser enganados com falsas avaliação curicular, como essa que estar a contendo na PMM, façam concursos publicos, vcs do psol, que tanto brigaram pela igualdade social , a onde esta? chega!basta! vamos a rua e luta por um direito nosso.

  • Concordo com voce Aline, vivemos num pais democratico e de Direito, mas as frases escritas na bandeira Nacional é ORDEM E PROGRESSO, como pode haver progresso de um povo sofrido se não houver ordem e esses terroristas devem ser analfabetos politicos por que deixam ser financiados por siglas partidarias para criar anarquia e confusão. parabens para o bope por manter a ordem e preservação do patrimônio publico

    • Quando esses ladrões roubam o dinheiro dos doentes de câncer, causam muito mais estrago do q esse pequeno prejuízo!

  • O povo brasileiro já está cansado de tanto desmando. Isso é um recado claro para a classe política. Queremos pessoas que honrem com o compromisso para com o povo. Só ficou chato, a baderna que vândalos infiltrados fizeram. O Brasil acordou.

  • Lamentável que uma minoria tenha empanado o brilho da passeata.Total desnecessaira as depredações do patrimônio público.Só os cartazes e as palavras de ordem,já davam o recado aos dirigentes do país e consequentemente do estado.O silencio às vezes falam mais que o barulho.Até onde acompanhei,a passeata estava uma blz,jovens(em sua maioria) e familias inteiras,dando seu recado e de forma civilizada.

  • Aconteceu no Brasil todo e no Amapá nao iria ser diferente. Baderneiros instados à depredação do patrimônio público, com camisas amarradas ao rosto em clara e inegável figuração de bandidos. Quebraram até a banca de jornais em frente à prefeitura, viraram dois carros e jogaram pedras no Ministério Público. Lamentável desordem que felizmente não tirou a ternura do movimento. Foram mais de 7 mil pessoas de bem que, assim como outras tantas que ficaram em suas casas ou no trabalho, estavam e continuam unidas em busca de um Estado melhor. Parabéns aos participantes do movimento que nao empunharam bandeiras partidárias, cuja palavra de ordem ocoou por toda FAB e CADEIA aos bandidos travestidos de manifestantes.

    • Com certeza vc não estava lá pra protestar. Só de plantão na sua casa pra criticar. Pq seria diferente aqui? nós também temos sangue na veia!

      • E pq temos sangue nas veias vamos sair por aih quebrando tudo, é! Olha menino, ve se mostra que tens sangue nas veias na hora de votar e nao vota nesses deputados e senadores q estao há anos so contando mimimi e os bestas acreditando. Vem somar para a paz e o bem estar de todos, vem!

        • É isso mesmo Neide. Se estamos nesse “mar de lama” a culpa é EXCLUSIVAMENTE NOSSA!!! Votamos em políticos que nao nos representam em nada. Votamos em pessoas que só mantém desejos espúrios de enriquecimento ilícito… As manifestações de todas as ordens são bem vindas, mas qualquer tipo de violência deve ser repudiada. Nao estamos em guerra. O instinto de mudança deverá sempre vir acompanhado do instinto da paz. Repudiamos tanto os atos de violência sofridos durante a “ditadura da vergonha” que não podemos nos nivelar aos “coronéis” daquela época que, pela doutrina do medo, mantinha o povo brasileiro acorrentado. Mostramos que a inteligência e sensatez são maiores que a violência e a brutalidade. Nao vamos tornar nossos atos ilegais pelo peso da violência. Vamos torná-los legítimos sob todos os moldes, com inteligência, tolerância, paz e sensatez.

  • De fato o Amapá que também esta adormecido acordou, resido aqui ha 21 anos, foi a primeira vez que vejo uma manifestação tão pacífica e ordeira, apesar de algumas pessoas infiltradas despreparadas para o ato, me refiro tanto no meios dos manifestantes e no meio dos aparelhos repressores do Estado. Valeu, espero que este movimento continua.

  • É um absurdo, ver que algumas pessoas não sabem o real significado de uma manifestação em prol dos interesses da população, do desenvolvimento e cidadania. Destruir os patrimônios da cidade como um ato de indignação é além de criminoso, bastante idiota.
    Se estão em busca de soluções, não é provocando desordem e vandalismo que encontrarão apoio. É lamentável, mas é a nossa realidade.
    Espero que todo o ato de protesto em virtude de bons tempos não vire algo frustrado.

  • É um absurdo, ver que algumas pessoas não sabem o real significado de uma manifestação em prol dos interesses da população, do desenvolvimento de uma cidade. Destruir os patrimônios da cidade como um ato de indignação é além de criminoso, bastante idiota.
    Se estão em busca de soluções, não é provocando desordem e vandalismo que encontrarão uma solução. É lamentável, mas é a nossa realidade.
    Espero que todo o ato de protesto em virtude de bons tempos não vire algo frustrado.

    • Sem esse papo furado! tem q extravasar mesmo!…os milhões q nos roubam não é nenhum pouco do q foi destruido! tem muito dinheiro pra ser investido.

      • Ei! do ANEL……. se orienta meu, já estamos cansados de tanta violência, fomos pra manifestação dentre outras coisas pedir paz e você vem pregar violência. Vai catar latinha, assim contribuíra com o meio ambiente. Fui!!!

      • No auge da sua inteligência me responda: Com o dinheiro de quem eles vão pagar os reparos!!! É muito ser asno pra dizer uma coisa dessa!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *