Homenagem aos jornalistas

Dulcivânia Freitas e Marciane Quintela homenageadas com o título de “Cidadã Macapaense” e “Votos de Louvor”, respectivamente

A Câmara de Vereadores de Macapá, por iniciativa da vereadora Patriciana Guimarães, realizou na sexta-feira, 4, audiência pública  tendo como tema “Jornalista, a informação depende de você”. Na ocasião cinco jornalistas foram homenageados como o  título de “Cidadão Macapaense” e outros com “Votos de Louvor”.
Merecido reconhecimento aos profissionais que labutam dia e noite, com ética e responsabilidade, para levar a informação correta ao leitor, ouvinte e telespectador.
Este blog parabeniza todos os colegas homenageados.

Jornalista Dulcivânia Freitas e vereadora Patriciane Guimarães

Dentre os homenageados com o título de Cidadã Macapaense está a paraibana Dulcivânia Freitas – que há muitos trocou o nordeste pelo norte. Só em Macapá mora há mais de dez anos. Já virou tucuju faz tempo. Ela é assessora de comunicação da Embrapa. Profissional da mais alta competência, durante muito tempo manteve o blog “Além do Release”, onde dava excelentes dicas para os que estavam iniciando nessa loucura que é a carreira de jornalista.

Nascida em Guarabira, município da Paraíba, Dulcivânia Freitas, 47 anos, é jornalista graduada pela Universidade Federal da Paraíba. Depois de 10 anos atuando na imprensa do Pará, chegou a Macapá há quase 12 anos concursada como analista de comunicação da Embrapa Amapá.

Em Guarabira, Dulcivânia Freitas deu os primeiros passos no jornalismo na Rádio Rural, como  redatora de boletins informativos. Desde o início, demonstrava interesse em relatar acontecimentos preocupando-se com uma linguagem de fácil entendimento e compreensão para os ouvintes.  Antes de se tornar jornalista, foi professora de alfabetização, artesã e comerciante de produtos agrícolas. Como jornalista formada pela UFPB, iniciou seus trabalhos no jornal O Norte, em João Pessoa. Durante a segunda metade dos anos 90, Dulcivânia Freitas teve uma destacada atuação na imprensa de Belém, no Pará, onde atuou como repórter especial nos jornais O Liberal, A Província e Diário do Pará.

Em 8 maio de 2006, Dulcivânia Freitas mudou-se para Macapá para assumir função na Embrapa Amapá, onde abraçou a missão do trabalho e conquistou uma legião de parceiros e amigos. Atualmente cursa MBA em Comunicação Corporativa.  Na capital amapaense, casou com um colega da empresa e hoje o casal tem um filho que chama-se Joaquim Francisco, de 7 anos, nascido em Macapá, e carinhosamente chamado de “pequeno lorde tucuju” pelos amigos do Amapá.

Agraciada como “Votos de Louvor”, a macapaense Marciane Quintela, uma das mais respeitadas  e queridas jornalistas amapaense,  é formada há 11 anos pela Faculdade SEAMA; Especialista em Marketing Público e empresarial. Trabalhou na Rádio Difusora de Macapá; Atuou como Assessora de imprensa na Assembleia Legislativa do Amapá. Voluntária no projeto Dentistas do Bem (Assessoria de comunicação); Sócia na Empresa CLICK Assessoria e Comunicação; Há nove anos trabalha na TV Band Macapá. É também  colunista social e Web no Jornal Aqui Amapá. A única jornalista do Brasil que cobriu em 2012 o 1ª Dia Brasil na Guiana Francesa.

Secretário de Estado da Comunicação e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Gilberto Ubaiara, vice-presidente do Sindicato João Clésio, Dulcivânia Freitas e o secretário municipal de comunicação Diniz Sena
  • Quanta honra está no site de notícias da renomada imortal Alcinéa Cavalcante. Isso me motiva a amar ainda mais a minha profissão. Quero agradecer o espaço minha querida. Você fez o meu domingo mais feliz, registrou um capitulo da minha história por aqui. Deus continue de abençoando! Obrigadaaaaaaaa! #Gratidão #respeito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *