“Banzeiro òkòtó: uma viagem à Amazônia Centro do Mundo”, o novo livro de Eliane Brum

“Banzeiro òkòtó: uma viagem à Amazônia Centro do Mundo” é o novo livro da premiada jornalista  Eliane Brum. “Este livro é meu grito e é também a minha música que ofereço a vocês nestes tempos tão desafiadores em que temos que tecer o comum atacados por todos os flancos”, diz a autora
Banzeiro òkòtó estará nas livrarias a partir de 29 de outubro, mas já pode ser encomendado.
O livro tem também um caderno de 16 páginas com fotos de Lilo Clareto, seu grande companheiro de reportagem, morto por covid-19  em 21 de abril deste ano. A foto de capa, este beijo em árvore, é também de autoria do Lilo.

Leia o resumo da editora Companhia das Letras:
“Eliane Brum mescla relato pessoal e investigação jornalística para escrever um livro urgente de denúncia e em defesa da Amazônia, lugar que adotou como casa e de cuja luta pela sobrevivência participa ativamente.
Escritora, jornalista e documentarista, Eliane Brum faz um mergulho profundo nas múltiplas realidades da maior floresta tropical do planeta. Com quase 35 anos de experiência como repórter, há mais de vinte ela percorre diferentes Amazônias. Em 2017, adotou a floresta como casa ao se mudar de São Paulo para Altamira, epicentro de destruição e uma das mais violentas cidades do Brasil desde que a hidrelétrica de Belo Monte foi implantada.
A partir de rigorosa pesquisa, Brum denuncia a escalada de devastação que leva a floresta aceleradamente ao ponto de não retorno. E vai mais além ao refletir sobre o impacto das ações da minoria dominante que levaram o mundo ao colapso climático e à sexta extinção em massa de espécies. Neste percurso às vezes fascinante, às vezes aterrador, a autora cruza com vários seres da floresta e mostra como raça, classe e gênero estão implicados no destino da Amazônia e da Terra.
Um livro imprescindível para quem tem a coragem de buscar respostas para o tempo de urgência que vivemos, escrito por quem não teme se arriscar para buscá-las.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *