Escritor Tiago Quingosta cita 10 livros que toda criança deveria ler

Poeta, escritor, advogado, fundador e presidente do “Pena e Pergaminho”, Tiago Quingosta fala sobre os primeiros livros infantis que leu e cita  10 livros que toda criança deve ler, entre eles dois de autores amapaenses: “O Saci que Não Tinha uma Perna Só” (Adan Lucas, Claudevania Carvalho, Rute Xavier) e “As Aventuras de Dona Florzinha” (Esmeraldina dos Santos).
Aproveite as dicas de Tiago para presentear uma criança na próxima terça-feira, 18, quando se comemora o Dia do Livro Infantil

“Difícil lembrar qual o primeiro livro que ganhei na infância, mas as primeiras estórias certamente foram “O Gato de Botas” (Charles Perrault), “O Patinho Feio” (Hans Christian Andersen) e “Chapeuzinho Vermelho” (Charles Perrault). Ainda não lia, foi mamãe quem as leu.
Em casa não sei o que havia mais, esculturas de argila ou livros, como minha mãe era artista plástica e assídua leitora, era difícil até se locomover onde morávamos, não só porque era local pequeno, também porque havia várias estantes cheias de obras.
Depois que comecei a ler, por volta dos 6 anos de idade, comecei com os quadrinhos da Turma da Mônica, revistas do Tio Patinhas, revistas de palavras cruzadas e uma Coleção incrível chamada “o Mundo da Criança”.
Contato com as obras do Monteiro Lobato, só aos 9 anos de idade, quando estudei na Escola Estadual Modelo Guanabara e por orientação da professora Noely (uma das minhas melhores professoras), passamos a conhecer os trabalhos do autor lá na Biblioteca Pública Elcy Lacerda.

Livros infantis que recomendo:
1- As Aventuras de Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll)
2- Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá(Lewis Carroll)
3- O gato de botas (Charles Perrault)
4- O Patinho Feio (Hans Christian Andersen)
5- Chapeuzinho Vermelho (Charles Perrault)
6- O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry)
7- O Monstruoso Livro dos Monstros (Libby Hamilton, Ruth Marschalek)
8- Saga “Harry Potter” (J. K. Rowling)
9- O Saci que Não Tinha uma Perna Só (Adan Lucas, Claudevania Carvalho, Rute Xavier)
10- As Aventuras de Dona Florzinha (Esmeraldina dos Santos).”

  • Emocionei Tiago. “O Saci que não tinha uma perna so” ser indicado por você é uma honra para nós três escritores. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *