Macapá era assim

Se você andou por essas ruas, papeou na frente destas casas sem muros, estudou neste grupo, jogou bola ou queimada no campinho atrás do grupo, namorou nas esquinas… conta aí na caixinha de comentários para aqueles que não tiveram o privilégio de curtir uma Macapá pacata, alegre e onde todos se conheciam.

  • vocês estão muito certo macapá melhorou de mais,que linda cidade maravilhosa terra de se viver, obrigado macapá cidade joia.

  • Adelmo está certo. A foto foi batida da torre da Igreja da Conceição. O posto funcionava na esquina da Odilardo Silva com a Feliciano Coelho.

  • Olá Alcinéa!!
    Gostaria de entrar em contato c/vc novamente,já que tive oportunidade de conhecê-la através de um trabalho da Unifap em uma conversa em sua casa,lembra?!Geografia…
    Bem,no momento estou produzindo meu tcc,sabendo q vc é uma pessoa muito bem informada e possui uns arquivos da cidade,acredito q vc poderá me ajudar muito em minha produção cientìfica.Desde já,agradeço pela sua contribuíção.

  • que local de macapa e esse,eu tenho apenas 27 anos ,mas gosto muito de ver fotos antigas da cidade onde minha familia viveu e vive.

  • Para o amigo Barata: Esse prédio não pode ser o do Alexandre Vaz Tavares, porque o Alexandre teve seu primeiro bloco construído fazendo frente para a Av. Cap. Pedro Baião. DEpois foi construido o bloco que faz frente para a Av. FeEliciano Coelho, que foram interligados pelo corredor onde funcionava o jardim da infância. Acredito que o prédio é o Posto de Puericultura da LBA.

  • é realmente, quando olhamos essas imagens de cidades no passado, nos da uma grande saudade. mas podemos pensar que as coisas mudam independente de nossa vontade, tambem sou muito saudosista, gosto de ver as coisas como eram antigamente, e pensar que poderia ter vivido esses tempos de biscoito fino. porém temos que reconhecer o quão bela macapá ainda é. uma beleza renovada e mudada pelo tempo, que nenhum d enós é capaz de domar, o mais justo é vivermos cada mommento. são unicos e não podemos desperdiça-los como areia em mãos abertas.

  • Minha parenta, não sou da época, mas estou feliz por ver como era minha amada macapá, parabêns.

  • Se não houver engano, este prédio é o Grupo Escolar Alexandre Vaz Tavares e a rua que passa pela frente é a Feliciano Coelho. Só temos três ruas em Macapá com duas pistas: Feliciano Coelho, Mendonça Furtado e Diógenes Silva.

    • Amigo Baratta (permita-me o tratamento):
      Apesar da antiguidade da foto, creio que se trata de antigo Posto de Puericultura (não sei se o nome ainda é esse). Fica na Rua General Rondon, entre as Av. Feliciano Coelho e Pedro Baião. A escola (em outras épocas era Grupo Escolar) Alexandre Vaz Tavares ficava nos fundos desse posto. A entrada era pela Pedro Baião; hoje não sei mais por onde é.
      Atebciosamente,
      Aloisio

      • Onde se lê Rua General Rondon, leia-se Odilardo Silva. Obrigado, e desculpem pelo engano.
        Aloisio

  • Minha casa também tinha janelas persianas. Quando saíamos à noite, deixávamos a porta só encostada para não incomodar ninguém para abri-la de madrugada. Estou fora de Macapá há quase 20 anos. Ia aí 2 vezes por anos, até que as visitas começaram a ficar escassas e já faz alguns anos que não me dá a mínima vontade de voltar. Sinto um clima de insegurança e nostalgia por não querer aceitar a realidade. E isso me deixa aflito.

  • Como você bem colocou no titulo da postagem.. “Macapá ERA assim..” já não é mais. Lembro que em minha casa as janelas eram de persianas, não se tinha muro, enfim, todo mundo podia chegar que era bem recebido, até porque todo mundo conhecia todo mundo. Hoje em dia a coisa já não é bem assim, ninguém conhece ninguém, até mesmo quem a gente pensa que conhece muito das vezes não é bem quem a gente pensava que era. Macapá mudou muito, minha casa mudou muito, hoje em dia as janelas não são mais de persianas e nem sem muro em volta. Hoje são janelas com grades, muro com cerca eletrica, 4 cachorros, vigia, enfim, como falei.. muita coisa mudou. São varias coisas para se ter uma, digamos, maior segurança. Hoje nos assustamos ao acordar com a noticia de uma familia que foi toda “eliminada”. Uma verdadeira chacina e pelo que consta sem um motivo especifico. Pelo que percebi ao ver reportagens pela tv local, a casa da moça tinha muro, cerca eletrica, era toda gradeada, enfim, tinha uma “boa segurança” mas que mesmo assim foi falha, ou seja, de nada adiantou ter tudo isso. Macapá, minha Macapá… como mudou…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *