Quem andou no “caixa de cebola”?

Este é o primeiro ônibus que circulou em Macapá. Era chamado “Caixa de Cebola”. Você andou nele? Seus pais andaram? Conhece alguém que andou nele? Conta aí na caixinha de comentários e se souber conta também porque ele era chamado de “Caixa de Cebola”

  • O ônibus com apelido de “Caixa de Cebola”, foi o primeiro ônibus a circular em Macapá, seu trajeto se dava na rua Cândido Mendes, subindo a av. Henrique Galúcio e a esqerda subia a rua Tiradentes e a direita a av. Feliciano Coelho, depois dobrava a direita na rua Eliezer Levy e próximo ao cemitério a direita passando em frente a residência do Sr. Assis que era sócio proprietário juntamente com sr Dedé do referido coletivo, dobrando a esquerda na rua General Rondo, indo dobrar a direita na av FAB, até a rua Cândido Mendes. Tempo bom do cruzeiro e dos reis!!!

  • O ônibus Caixa de Cebola realmente pertencia aos irmãos Assis – vulgo Dedé, pai do deputado Moisés Souza – e do Severo de Souza pai do finado Bira.
    Sei disso, porque eram irmãos de minha avo Aracy de Souza. Chegaram aqui na época da segunda guerra mundial.
    Eram cearenses, mas aqui escolheram para viver. O primeiro caminhão que os dois irmaos adquiriram chamava-se “Chora mas não mama” e era o único que entrava no antigo estreito trapiche Eliezer Levy, Dedé, era um exímio mecänico e teve a grande ideia de adquirir o ônibus -que inicialmente pertencia a ICOMI após um acidente – e reforma-lo. Após, adquiriram outro caminhão que não recordo o nome e o primeiro posto de combustível da cândido Mendes, que venderam a família Salomão Alcolumbre. Severo, também foi o primeiro proprietário da revenda de carros Volkswagen no Amapá. Um visionário para a epoca. Ana Regina

  • O PRIMEIRO MOTORISTA DO CAIXA DE CEBOLA LOGO QUE CHEGOU FOI O MEU PAI E CHAMA-SE JACINTO; DEPOIS FOI MUITOS ANOS MOTORISTA DA PREFEITURA DE MACAPA

  • Meu Avó Foi Um Dos Primeiros Motorista do Cx de Cebola…Lembro q um ano antes de ele falecer ele ainda foi entrevistado pelo jornal diario do amapa la no canto no Bar do Valdir..Nome dele Era Francisco de Assis Barcelar..

  • Boas velhas e lembranças da nossa Macapá de outrora. Quando me entendi com gente o ônibus do momento era o “Bossa Nova”. Mas só para não perder a viagem, “Caixa de Cebola” é o nome de um chorinho de minha autoria, é uma composição para violão solo.

  • O “caixa do cebola” era de propriedade do seu Assis, pai do Deputado Miosés Souza e irmão do seu severo, pai do Bira, Ubiratan, Américo…Meu pai, Isaias, foi o primeiro motorista do saudoso “caixa de cebola”. Tempos idos que a vaga lembrança teima em recordá-lo.

  • Alguém sabe dizer se esse ônibus passava na leopoldo machado em 1971? Eu morava lá e lembro que minha mãe pegava um desses ou igual esse.

    • Em 1971 ele não existia mais. Nessa época o pai do Carlos Lobato, o Isaías, que foi o primeiro motora do Caixa, já esta empregado na ICOMI. Acredito que o Cx. de Cebola deve ter circulado no máximo até os idos de 66.

      • Acho que o ônibus que o Manuel fala é o “Gavião Malvado”. Era amarelo e parecido com o Caixa de Cebola

        • O Gavião, salvo engano, era do Jarbas Gato. Quando ele acertou na Loteria da Santa Casa de Misericórdia do Pará, combrou esse ônibus.

  • O meu pai era motorista do Caixa de Cebola e também do Tio Patinha o nome dele é Celestino Farias de Oliveira conhecido como CELÉ ele faleceu em 2004 mais deixou história.

  • O caixa de cebola fazia fim/início de linha no cliper de frente do mercado Central. Descia a Henrique Galúcio, apanhava a Rua José (hoje Tiradentes), Av. Feliciano Coelho, Rua Eliezer Levy, subia a Gen. Rondon até a Pres. Vargas e depois entrava na Cândido Mendes, onde ficava parado esperando a lotação. Macapá era um ovinho, ao tempo do Caixa de Cebola. Recordar é viver!

  • Creio que o senhor que está de calça branca é o falecido motorista e mecanico zireno.O médico Nicodemos,ficava brincando no mercado central.Até o seu pai Vital, comprar o almoço e embarcar o nicó no caixa de cebola com destino ao bairro da cea.Tempos bons.

  • O “caixa de cebola” era estilo lotação tinha apenas uma porta, a dianteira. O primeiro ônibus com duas portas ficou conhecido como “bossa nova”. Lembrança nostálgica dos cobradores estalando duas moedas na hora de cobrar.

    • Realmente eu andei no caixa de cebola por volta dos anos 66, quando aos sábados quando meu pai Vital me levava para fazer compras no seu Nely, dai ele me embarcava no ônibus e pedia para o motorista me deixar em frente a UBMA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *