Ceu das Artes será inaugurado segunda-feira

Através de parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal de Macapá será inaugurado o 1º Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) do estado do Amapá. A ministra da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, virá para a entrega oficial, na segunda-feira, 15, às 10h, no bairro Infraero II.

O CEU das Artes é um espaço público que contempla programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Sua inauguração amenizará a carência de espaços destinados à produção, difusão e consumo de bens, produtos e serviços culturais no Amapá.

A obra faz parte do programa “Praça da Juventude”, do Governo Federal, voltado para a construção de praças, espaços esportivos e culturais. No Amapá a obra foi ampliada e ganhou outros espaços, devido a recursos de projetos do deputado federal Evandro Milhomem (PCdoB) e do senador Randolfe Rodrigues (Psol).

Espaços
O CEU das Artes conta com quadra coberta, área para ginástica, duas salas multiuso, pista de skate, playground, cine-teatro, auditório, telecentro para inclusão digital, biblioteca, além do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Tem ainda estacionamento, piso tátil, pista para caminhadas e equipamento de ginástica.

Projeto de ocupação
A Cia. Ói Nóiz Akí foi a entidade selecionada pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), através do edital Funarte de ocupação dos CEUS das Artes, para a primeira ocupação do referido espaço, que terá duração de seis meses. Nele será executado o projeto ÓI NÓIZ AKÍ/ Descoberta e Formação de Valores, que disponibilizará gratuitamente aos moradores da zona norte de Macapá oficinas nas linguagens de circo, dança, teatro e música, além de exposições de artes visuais e atividades cineclubistas.

O projeto selecionado é fruto da parceira entre a Cia. Ói Nóiz Akí, o Grupo Teatral Hemisfério e a Opção de Cinema da Amazônia (OCA), que, visando driblar as muitas dificuldades encontradas no sistema convencional de produção cultural em nosso estado, uniram-se e instituíram a Central de Produção Compartilhada (CPC), um consórcio de empreendedores culturais, pensado para tornar reais e viáveis projetos de seus consorciados, além de prestar assessoria e consultoria para entidades e projetos culturais afins. Cada selecionado receberá R$ 100 mil para um período de ocupação de seis meses.

 

Programação

Manhã

10h – Chegada da comunidade e convidados no espaço do CEU das Artes;

10h50 – Entrevista coletiva com a ministra da Cultura, Ana Cristina Vanzeler, o prefeito Clécio Luís, o senador Randolfe Rodrigues e o deputado federal Evandro Milhomem;

11h30 – Cerimônia oficial.

Tarde

14h às 18h – Contações de histórias e visitação na biblioteca;

– Apresentação de espetáculo de teatro infantil – cine-teatro;

– Exibição de Cineclube – no cine-teatro;

– Telecentro – Exercícios e atividades no computador, exposição e manuseio de peças do computador, pesquisa na internet, exibição de vídeos;

– Sala Multiuso 2 – Palestra sobre os “Serviços de atendimento do Cras”;

– Jogos populares na quadra;

– Prática de esportes radicais na pista de skate.

Noite

18h às 21h – Palco livre – apresentações de grupos de dança, música, coral, capoeira e manifestações artistas.

 

Rita Torrinha/Asscom PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *