Começou a limpeza dos canais

canal3

Os canais da avenida Mendonça Júnior, no Centro, e do bairro Perpétuo Socorro foram os primeiros a receber, nesta segunda-feira, 21, homens e máquinas da Prefeitura de Macapá. A ação integra o Plano Emergencial que vai coloca para funcionar serviços da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) que não estavam atendendo às necessidades da população.

As secretarias municipais de Urbanismo (Semur) e de Obras (Semob) estão à frente das atividades, que vai limpar ainda os demais canais da cidade.

O prazo para que o Plano Emergencial seja colocado em prática é de aproximadamente três meses. A estratégia de trabalho foi instituída em 1º de janeiro, nesta mesma data, o lixo doméstico começou a ser recolhido.

Funcionamento de Unidades de Saúde, pagamento de salários atrasados, remoção de lixeiras viciadas, limpeza de áreas de ressaca e remoção de entulhos também fazem parte do Plano. Para que os serviços fossem executados foi necessário que o prefeito Clécio Luís tomasse outra medida emergencial – fazer contingência nos cargos e contratos para redução da folha de pagamento.

A partir desta semana começam a ser retirados dos canais restos de animais, lixo doméstico, mato, carcaças e outros objetos jogados pela própria população. Para evitar que esse descuido volte a acontecer, a Prefeitura planeja promover a educação ambiental em escolas e outros espaços públicos e intensificar a fiscalização. Os dois canais estão passando por higienização simultaneamente, o prazo para limpar o do Centro é de dez dias e do Perpétuo Socorro, de duas semanas.

A remoção mecanizada de lixeiras viciadas e de entulhos em praças e cemitérios inicia nos bairros Perpétuo Socorro e Cidade Nova nesta semana. Estima-se que o prazo para a conclusão desses serviços será de 15 dias. Os trabalhos de limpeza das áreas de ressaca terão inicio também nesta semana. A definição das áreas que receberão as equipes de limpeza é de competência do Departamento de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos (Dgsrs/Semur), com prioridade às áreas de ressacas em situação de grande acúmulo de lixo.

Além de uma equipe de vinte servidores municipais, a Secretaria de Manutenção Urbanística (Semur) estuda a possibilidade de contratar moradores das áreas de ressaca onde ocorrerão as ações, para a realização dos serviços. O prazo para a conclusão é de 15 dias.

O prefeito Clécio Luís esteve no local acompanhando a operação
O prefeito Clécio Luís esteve no local acompanhando a operação

“Estamos cumprindo nosso compromisso e limpando a cidade. A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas queremos contar com o apoio de moradores para que os canais e áreas de ressaca permaneçam limpos. Temos que formar uma grande frente de trabalho”, disse o prefeito.

“Há cinco anos esse canal não recebia limpeza, sofríamos com o transbordamento, mau cheiro, sem contar que a cidade perde a beleza e nosso patrimônio fica desvalorizado”, falou a dona de casa Oziane Siqueira, moradora da Mendonça Junior.

(Mariléia Maciel – Asscom Gab/PMM)

  • Espero que eles também façam um trabalho de revitalização no Canal do Beirol, que é cheio de problemas e desde que me entendo por gente é como se ele simplesmente não existisse!

  • O prefeito fazendo o papel de prefeito, estamos nos aproximando da normalidade. Falta os cidadãos começarem a fazer seus papéis.

  • Contribuindo um pouquinho, a equipe que faz o trabalho de limpeza precisa caprichar um pouco mais quando forem varrer as ruas e na coleta de lixo, eles deixam cair quase td qdo veem recolher o lixo nas portas da casa, e fk mt lixo e terra quando estao varrendo..
    Agora o povo tb precisa contribuir com educacao nas ruas…
    precisamos de caixa coletoras nas ruas…

  • E verdade..voces ja observaram que em tudo a populaçao acaba por ser decisiva?..
    Se ela for educada…parte dos recursos para a limpeza e manutençao da cidade poderao ser utilizados em outras area da administraçao…no caso do Amapa isso nao eh possivel, pois com raras exceçoes…oh povinho porquinho….

  • PARABENS AO PREFEITO,O CANAL DA MENDONÇA FICA NO CENTRO DA CIDADE E DEVERIA SER CONSERVADO SEMPRE LIMPO,LIMPEZA É SINAL DE SAÚDE,BOA APARÊNCIA A CIDADE E FINALMENTE A POPULAÇÃO PODE RESPIRAR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *