Domingo tem Banzeiro do Brilho-de-fogo na Fazendinha

ban3O balneário de Fazendinha é o palco do cortejo de férias do Banzeiro do Brilho-de-fogo, onde estará desfilando neste domingo, 5 de julho. Batuqueiros, mulheres do Cordão das Açucenas e as crianças do Jardim do Banzeiro estarão tocando e dançando nossas tradições, com músicas regionais de domínio popular e versos de marabaixo, que serão entoadas com o acompanhamento de caixas, que formam a percussão, e metais.

O projeto Banzeiro do Brilho-de-fogo é uma iniciativa de músicos amapaenses, que  tem o apoio da Prefeitura de Macapá (PMM), pensado para valorizar e eternizar nossa identidade de raiz, e de incluir culturalmente pessoas de todas as idades e classes sociais. “A ideia é de colocar nas ruas as nossas tradições, o batuque, marabaixo. Muitas pessoas não conhecem e quando têm a oportunidade, se encantam”, disse o coordenador geral do projeto, Adelson Preto.

ban4No cortejo deste domingo será mostrado o resultado de um ano de trabalho em escolas, praças, faculdades, associações e outros espaços públicos. “O Cortejo é um painel do projeto, nela pode ser visto todo o trabalho realizado, é o resultado das oficinas de iniciação musical, das aulas de adereços, comandadas pela artesã Melissa Silva, onde foram  concebidos as artes do Banzeiro, da pesquisa musical que definiu o repertório; e do trabalho de artesãos, que fabricaram e decoraram as caixas”, explicou o músico Alan Gomes, da coordenação.

Neste domingo, à frente dos batuqueiros, estará o maestro Paulinho Bastos, e atrás, as mulheres do Cordão das Açucenas, com saias de marabaixo, adereços de mão que remetem à nossa cultura, como as mini-sombrinhas com bonecas vestidas de marabaixeiras; e as crianças do Jardim do Banzeiro, com chapéus coloridos e roupas padronizadas. “Vamos levar nossa arte e cultura para Fazendinha, animar os banhistas que curtem o verão e as férias. Será um belo espetáculo que vai fazer muita gente acompanhar o cortejo”, disse Paulinho Bastos.

(Texto e fotos: Mariléia Maciel)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *