Feliz aniversário, Diva Façanha! Feliz aniversário, Macapá!

diva1

Diva Façanha ladeada pelos filhos

Ela é tão tão tão Macapá que nasceu no dia do aniversário da cidade que ela adotou para viver, ter e criar filhos.
E hoje quando Macapá faz 258 anos de fundação, Diva Façanha 96 anos de idade, cercada de afeto dos filhos, netos, tantos parentes  e um montão de amigos.

Dona Diva chegou ao Amapá em 1939, acompanhando o marido Lourenço Borges Façanha, que era cabo do Exército e veio servir em Clevelândia, no Oiapoque.
Em 1941 transferiu-se para Macapá, aonde o marido veio trabalhar no comércio. Aqui ajudou a criar os filhos trabalhando como cozinheira, doceira e, a partir do ano de 1954, funcionária pública. Exerceu os cargos de Assessora e Chefe do Gabinete do Governador e Tesoureira da Senava.

Dona Diva é linda, carinhosa, sábia e tem um sorriso que transmite ternura, segurança e amor. Tenho enorme carinho e admiração por ela que foi grande amiga de meu pai, a quem chamava de “Nenem” (como minha avó) e, inclusive “ralhava” com ele quando ele merecia.

Em setembro do ano passado, Diva foi homenageada pelo Instituto Memorial tomando posse na Academia de Notáveis Edificadores do Amapá e recebendo a medalha de “Notável pelo legado construído”.

Como Macapá, hoje ela merece todas as homenagens.
Feliz aniversário, Diva!
Feliz aniversário, Macapá!

  • Conheci Dona Diva, mãe do meu amigo e colega de juventude Luiz Façanha. Realmente uma pessoa de personalidade ímpar. Parabéns e muita saúde. Pioneira da nossa Macapá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *