Mercado Central será revitalizado

Neste sábado (31), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) apresentou ao prefeito Clécio Luís, gestores da Macapatur, Secretaria de Obras de Macapá, Fundação de Cultura e Planejamento Urbano de Macapá e a Associação dos Amigos do Mercado Central a emenda no valor de R$2,5 milhões, destinada à revitalização da área interna do Mercado.

O valor já está disponível na Caixa Econômica Federal e o projeto na fase final de ajustes. A prefeitura dará uma contra partida no valor de R$159.600,00. “O Mercado é um riquíssimo patrimônio para o povo do Amapá, uma parte importante da história. É um lugar que aglutinou e aglutina uma riquíssima diversidade de identidades amapaenses”, disse Randolfe.

Hoje o prédio do Mercado conta com 37 boxes, com atividades voltadas para o segmento de alimentação. Embora com problemas de infraestrutura, o Mercado ainda preserva alguns pontos de comércio e investe em programações que resgatam a cultura amapaense e nortista.

História – O Mercado Central foi construído no governo de Janary Gentil Nunes e inaugurado em 13 de setembro de 1953. Dez anos após a criação do Território. A praça onde está o Mercado é denominada de Theodoro Mendes. A construção do Mercado Central foi um marco nas obras do governador Janary Nunes. Nessa época, a área comercial de Macapá, ficava restrita à Doca da Fortaleza e a rua Cândido Mendes.

(Carla Ferreira)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *