Aqui morou o professor Lima Neto

limaneto1

Esta casa, na avenida Mendonça Furtado entre as ruas Leopoldo Machado e Hamilton Silva, pertencia ao professor Lima Neto. Ele e sua esposa, Oneide Lima, também professora, foram pioneiros do magistério amapaense. Os dois hoje são nome de escola. A casa, construída pelo casal na década de 1960, continua praticamente do mesmo jeito.

  • Alcinéa, além de meu vizinho (morava na Presidente Vargas) Lima Neto foi meu professor de História no Colégio Amapaense, em 1965, quando entrei no ginásio, e em 1967, na 2a. série. Da 1a. série, uma turma da noite, lembro que eu era o caçula da turma (tinha, então, 14 anos). Mas o fato interessante e engraçado (na época) aconteceu na 2a. série em 1967, uma turma da manhã, masculina. Era a 2a. série C. Tínhamos um colega de turma, o William, que tinha uma amizade com uma colega (cujo nome não lembro) de outra turma, e os os dois só andavam juntos. Por sinal, um irmão dela estudava na turma. Um dia, ela apareceu na porta da sala, e ficou chamando por ele várias vezes. Mas não chamava pelo nome e, sim, por um apelido engraçado, que também não lembro agora. A aula era de História, do professor Lima Neto. O William ficou “agoniado” pra sair, a menina se “danando” a chamar, a turma olhava pra fora e pra ele. Até que finalmente o William pediu ao Lima Neto para sair, e foi travado esse pequeno diálogo: William: – Professor, posso ir? Lima Neto: – Não! Aí, foi aquela gozação pra cima do William.

  • No lado esquerdo da casa, tem um espaço onde jogávamos futebol. Eu, Rogí, Alcione, Antonei e outros colegas da época. Bons tempos. Passo em frente da casa, diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *