Para não esquecer Avertino Ramos

Há 91 anos nascia em Macapá (17/8/1930) o desportista Avertino Loureiro Accioly Ramos , tido  como um dos mais completos atletas do Norte do Brasil.
Além do futebol, ele destacou-se também em outros esportes, como volei, basquete, pedestrianismo e ciclismo.

Quando foi para Belém dar continuidade aos estudos (na época Macapá só oferecia o curso primário), Avertino ingressou como juvenil no Paissandu, clube pelo qual jogou  vôlei, basquete e futebol, inclusive foi campeão paraense de futebol juvenil pelo Paissandu.  

Ao concluir os estudos e retornar para Macapá, passou a jogar pelo Esporte Clube Macapá. É um dos inesquecíveis ponta-esquerda do futebol amapaense.
Vestindo a camisa azulina foi hexacapeão (1954, 1955, 1956, 1957, 1958 e 1959).
Foi também titular das seleções amapaenses de futebol, de vôlei e de basquete.

Em 1965, aos 35 anos, Avertino encerrou sua carreira de atleta, mas continuou ligado aos esportes como diretor do Esporte Clube Macapá e da Federação Amapaense de Vôlei.Além de atleta, Avertino Ramos era funcionário público. Quem trabalhou com ele conta que foi um funcionário exemplar. Era lotado na Secretaria de Saúde.

Amigo dos meus pais, Avertino frequentou muito nossa casa. Dele tenho boas lembranças.

Avertino  Loureiro Accioly Ramos faleceu aos 45 anos de idade, na manhã de 17 de outubro de 1975, vítima de um infarto fulminante no seu local de trabalho: o Pronto Socorro Oswaldo Cruz, hoje Hospital de Emergências.

O governo do Amapá homenageou-o dando seu nome ao principal ginásio de esportes de Macapá: “Ginásio de Esportes Avertino Ramos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *