MEC quer execução do hino nacional nas escolas

O Ministério da Educação (MEC) enviou a escolas de todo o país uma carta com uma mensagem do ministro Ricardo Vélez Rodríguez para os estudantes e professores.

Na carta ele pede que seja lida a mensagem e cantado o Hino Nacional. A mensagem é a seguinte: “Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”.

E orienta que após a  leitura dessa mensagem todos – professores, alunos, corpo técnico –  fiquem perfilados diante da bandeira do Brasil e cantem o Hino Nacional. De acordo com o MEC, não se trata de obrigar as escolas a fazerem isso. “Não é uma obrigação e as escolas que desejarem poderão fazer voluntariamente”. Aquelas que seguirem voluntariamente (?) a orientação  devem filmar (com aparelho celular mesmo) trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino para eviar ao MEC com o  nome da escola, número de alunos, professores e funcionários.

Para o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) o Ministro da Educação ofende os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade. “Mais que isso, ofende a própria Educação que tem como princípio ensinar as novas gerações a pensar.”

  • Às vezes nós engolimos a língua e nem sabemos porque; tudo criticamos e tudo é incômodo. Ficamos “P” da vida, quando os nossos atletas; na execução do Hino Nacional; nos eventos esportivos, apenas mexem os lábios, sem nenhuma palavra sair e a torcida é que salva a Pátria. Ora, o nosso “pratrazmente” era muito bonito, quando saíamos para hastear a bandeira e todo o dia, era sagrado o canto do Hino Nacional. O patriotismo “dearaque”; como classificou o senador Randolf; para este humilde Brasileiro soou mal; foi destoado e não deu eco. O hino Nacional, da Bandeira e do Amapá, não são cafonas, são elos entre o cidadão e a nossa história. Não sabemos se o tempo da felicidade e do patriotismo vão passando ou a razão do poder engavetam ou rasgam a cartilha do ABC! O Brasil tem jeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *