Preço de passagens aéreas na Região Norte em debate no Senado

A oferta de linhas aéreas e o alto preço das passagens de avião na Região Norte estarão em debate na terça-feira (22), às 11h, em uma audiência pública conjunta promovida pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, deverá participar da reunião.

Temas como o mercado da aviação civil no país, bem como a construção e o licenciamento de aeroportos regionais também serão debatidos. Os participantes vão discutir se existem impedimentos para novas companhias aéreas ofertarem voos para a Região Norte.

A realização da audiência atende a requerimento dos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Jorge Viana (PT-AC).

Para Jorge Viana, além de os preços cobrados da população que reside na Amazônia brasileira serem abusivos, a oferta de voos é deficitária e os horários são sacrificantes. Na Amazônia, disse o senador, o transporte aéreo não é apenas mais uma alternativa de locomoção, e sim um serviço de primeira necessidade.

O Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional também será discutido. Randolfe Rodrigues argumenta que, a despeito do programa, a escalada dos preços das passagens aéreas para o Norte do país, além de dificultar o fluxo de bens e pessoas, “constitui-se em verdadeiro entrave ao desenvolvimento e integração regional”.

(Agência Senado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *