Projeto de Randolfe dá o nome de Ruy Barbosa ao plenário do Senado

Nesta terça-feira, 5,  é o Dia da Língua Portuguesa e Dia Nacional da Cultura. A escolha da data é uma homenagem ao escritor e político brasileiro Ruy Barbosa, que nasceu em 5 de novembro de 1849.
Uma das grandes figuras da política brasileira entre o fim do Império e o início da República, ele foi o primeiro ministro da Fazenda e da Justiça do período republicano, e representou o Brasil na Conferência de Haia de 1907.
Foi jurista, advogado, diplomata, escritor, jornalista, membro fundador da Academia Brasileira de Letras, que presidiu entre 1908 e 1910 e cuja cadeira 10 ocupou até sua morte e foi senador entre 1890 e 1922

Tramita no Senado um projeto de resolução do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) para dar o nome dele ao Plenário do Senado Federal

“Este Senado há muito tempo homenageia Ruy Barbosa, mas este Plenário ainda não tem o nome daquele que foi o mais brilhante de todos que passaram pelos tapetes azuis”, disse Randolfe.

O Plenário do Senado é um dos poucos espaços físicos de uso comum que não foi batizado com o nome de nenhuma figura importante da história do Senado. Na Câmara dos Deputados, o Plenário recebe o nome de Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *