Semana do Poeta

Hoje é o Dia do Poeta. Em Macapá, o dia acordou com um sol bochechudo saudando os poetas. O céu está azulzinho e nuvens impecavelmente brancas brincam formando códigos que só os poetas conseguem decifrar. Um convite à poesia. Um dia perfeito para ler, dizer, declamar poemas, relembrar os primeiros poetas amapaenses, relembrar os que partiram, conversar e abraçar  todos aqueles que vivem a poetar no meio do mundo, estimular a juventude que está se dedicando à arte de construir versos e incentivar as crianças que traduzem em versos os sentimentos mais puros.
E neste domingo de sol bochechudo e céu azul-ternura começa aqui no blog a “Semana do Poeta”. Durante todo esta semana, o maior espaço neste blog será dedicado à poesia, aos poetas e grupos poéticos.
O espaço está aberto para todos. Mande sua poesia, sua foto, sua história ou do seu grupo poético. Esta semana quem manda no blog são os poetas e os amantes da poesia.
E começamos lembrando da Antologia Modernos Poetas do Amapá, lançada em junho de 1960, reunindo os mais importantes poetas do início do Território Federal do Amapá: Alcy Araújo, Álvaro da Cunha, Aluízio da Cunha, Arthur Neri Marinho e Ivo Torres. Intelectuais que demarcaram, como área de cultura, um território ainda jovem. Foi a primeira iniciativa, no gênero, cultivada na linha setentrional do país.
Publico abaixo recorte do jornal Amapá (que recebi de presente do poeta Paulo Tarso) noticiando o lançamento da Antologia em Belém do Pará, na livraria Dom Quixote.
O lançamento em Belém foi bastante concorrido e contou com a presença de estudantes, intelectuais, professores, jornalistas e dos nomes mais importantes da literatura paraense como Bruno de Menezes, Haroldo Maranhão, Max Martins, Rodrigues Pinagé e Georgenor Franco – que saudou os amapaenses em nome da Academia Paraense de Letras. Alcy Araújo, meu pai (de terno branco, óculos, à direita) falou em nome dos modernos poetas do Amapá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *