Pelo Amapá Inteiro: Clécio chega a Calçoene nesta semana

O ex-prefeito de Macapá, Clécio Luís, se despediu do município de Oiapoque, no extremo norte do Amapá, onde morou por três meses e já está se preparando para aportar em Calçoene.

Durante sua estadia no município transfronteiriço, Clécio realizou um verdadeiro mergulho na vivência do dia-dia da população, de ponta a ponta: da Vila Brasil, ao Cabo Orange, visitando e ouvindo as comunidades indígenas das aldeias locais como: Manga, Santa Isabel, Espírito Santo, Galibi, Ariramba, Kunanã, Uahá, Kumenê e Kumarumã. Além de comunidades como Taparabu, Vila Velha do Cassiporé, Clevelândia do Norte e Vila Vitória.

“Foram três meses de muito conhecimento adquirido e, principalmente, de autoconhecimento. O Pelo Amapá Inteiro é um projeto que me deixa muito feliz, pois através dele é possível conhecer mais e melhor o nosso estado, nosso povo, as dificuldades e potencialidades de cada município”.

Ainda neste mês de abril, o ex-prefeito chega ao município de Calçoene, onde também fará moradia e irá vivenciar o dia-dia dos moradores locais. O município fica localizado a 356 km de distância da capital do Amapá e será a quinta cidade onde Clécio chegará com o projeto Pelo Amapá Inteiro.

Curiosidades
Entre as curiosidades do lugar, Calçoene abriga o famoso sítio arqueológico Stonehenge do Amapá, batizado oficialmente Parque Arqueológico do Solstício, um lugar místico e que teria, entre suas funções, observar o fenômeno astronômico de movimento da terra de inclinação ao sol. O sítio fica localizado no distrito do Cunani, um dos três distritos que compõem o município, sendo os outros dois, Calçoene e Lourenço.
Outra curiosidade é que, de acordo com pesquisas da Embrapa, realizada em 2006, o município de Calçoene é o mais chuvoso do país, com média de precipitação anual de 4.165 mm. O estudo mostrou ainda que a cada um dos seis primeiros meses do ano, chove por 25 dias no município.

Você sabia?
O Município de Calçoene é o único dos 16 municípios no estado do Amapá que possui praia de água salgada, a famosa praia do Goiabal, fica localizada a aproximadamente 14 Km da sede de Calçoene. A praia é banhada pelo Oceano Atlântico, que avança sobre as águas do maior rio do mundo, o Amazonas, e é formada por cerca de 40 quilômetros de extensão de faixa de areia, onde vivem algumas famílias de pescadores.

Ficou curioso? Então se liga nas redes oficiais do Clécio Luis que você ficará por dentro de todas as potencialidades que o município possui.

(Texto e foto: assessoria de comunicação)

  • Você sabia? Que foi um Técnico em Mineração aqui do Amapá, que em suas andanças fazendo pesquisas encontrou esse monumental Stonehenge na região do Cunani? E fez a revelação pro governo do atual Governador? Pois é. Até hoje o que eu ganhei com isso foi somente perseguição, chegaram até levantar a ipotese de eu ter morrido de COVID. Mais estou aqui vivinho da Silva para ler essa matéria e me manifestar. Como prova de que estou falando a verdade, envio algumas fotos, o personagem é esse cara mais alto da foto, tirada a 200 metros abaixo da superfície, na mina subterrânea da Yukio Yoshidome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.