Pesquisa do Ibope

Eis os números da pesquisa do Ibope divulgada agora há pouco pela TV Amapá:

Para o governo:
Lucas Barreto (PTB) – 25%
Jorge Amanajás (PSDB) – 24%
Pedro Paulo Dias (PP) –  19%
Camilo Capiberibe (PSB) – 17%
Genival Cruz (PSTU) – 1%
Indecisos: 9%
Brancos e nulos: 4%

Para o Senado:
Waldez Góes (PDT) – 51%
Gilvam Borges (PMDB) – 41%
João Alberto Capiberibe (PSB) – 29%
Papaléo Paes (PSDB) – 19%
Randolfe Rodrigues (PSOL) – 17%
Marcos Roberto (PT) – 2%
Cláudio Góis (PSTU) 1%
Indecisos – 16%
Brancos e nulos: 8%

A pesquisa, registrada no TRE-AP sob o número 5336/2010  foi realizada  entre os dias 27 e 29 e ouviu 812 eleitores. A margem de erro é de 3% .
O Ibope explica que na pesquisa para o Senado a soma é superior a 100% porque  o eleitor pode votar em dois candidatos  nesta eleição.

  • Vocês acreditam nessa pesquisa????

    Dizem que na Zona Norte de Macapá, o candidato Jorge Amanajás não tem força. Mas o que ouço dos eleitores é o contrário, rara são as casas que não tem pelo penos 3 votos do 45….. Essas pesquisas não amedrontam ou enfraquecem seus eleitores!!!

  • Ja era acabou é lucas e randolfe a maquina é o povo não a grana

    VOTE CERTO VOTE 14 VOTE LUCAS ..500 Randolfe
    COTINUO ACREDITANDO…
    14 …………….

  • Diante de alguns comentarios lidos. Concluo!! O porque muitos politicos dizem que o povo brasileiro e ignorante. Faço comentarios a certo candidato, considerado um dos maiores latifundiarios deste estado, que se loteasse suas terras nesta epoca eleitoreira, ganharia a eleiçao com uma votaçao expressiva, assim como, faria neste Estado uma tremenda reforma agraria. Isto sem contar, que se abrisse sua contabilidade de cunho social, a titulo de contribuiçao a educaçao deste Estado, conheceriamos o negocio “filantropico” mais rentavel que existe neste Estado, veriamos que este candidato nao e assim tao “bonzinho” como muitos imaginam. “Para bom entendedor meia palavra basta”. Analisem todos os candidatos e façam a melhor escolha possivel.

  • Interessante que o IBOPE é tão sem credibilidade que grandes empresas, utilizam os dados obtidos por ele para tomarem decisões. Além disso, as principais emissoras do PAÍS, estou falando de PAÍS e não do Amapá, usam seus dados estatísticos em seus principais telejornais. Não acredito nessa de falta de credibilidade do IBOPE. Falta de credibilidade tem certos candidatos tão IDOLATRADOS por algumas pessoas que não se conformam com sua decadência política, como por exemplo os Capiberibes, os Góes, os Amanajás entre outros, esses sim não tem credibilidade nenhuma para dizer que vão fazer algo pelo estado. Nesses, EU NÃO ACREDITO! (Analogia ao slogan do Lucas)

  • O resultado dessa pesquisa é normal…Jorge, Lucas, Waldez, Pedro Paulo (PPDH) e Gilvan já estão em ritmo de campanha há muito tempo…além disso eles usaram o poder da mídia para estarem nessa posição de hoje (o único jornal que eu assisto é o da TV globo, pois os outros são apresentados por PUXADORES DE SACOS [usam a mídia para derrubar seus opositores]!!!)…Com o começo da propaganda eleitoral (17/08/2010) os outros candidatos, que não são donos de emissoras de TV e Rádio, vão ter a chance de se defender e falar a verdade…com isso a tendência é alguns candidatos, que hoje se encontram na frente, começarem a cair nas pesquisas (pois os mesmo já atingiram o seu máximo) e aqueles que eram (só não são mais por conta da lei eleitoral que proíbe nesse período) MASSACRADOS pela mídia falsa (“jornalista” que não sabem o que é ética) vão começar a crescer, possivelmente chegando ao segundo turno, no segundo turno, OS “HARMÓNICOS” (comandados por “El Bigodon”) vão se unir para tentar derrubar a oposição (em 2008 eles conseguiram. Será que em 2010 eles conseguirão novamente???)…..RANDOLFE certamente não vai se eleger SENADOR, pois o eleitorado do LUCAS BARRETO vota no Waldez e no Gilvan….a única coisa que Randolfe pode conseguir nessas eleições é deixar a oposição sem uma vaga no Senado, pois o mesmo compete diretamente com João Capiberibe…ESSE SEMPRE FOI O PLANO DOS “HARMONICOS”…USAM RANDOLFE PARA TENTAR DERRUBAR JOÃO CAPIBERIBE, infelizmente só Randolfe não percebeu isso (OU VOCÊS ACHAM QUE SARNEY VAI QUERER UM SENADOR DO PSOL ENCHENDO O SACO DELE NO SENADO??????????????)

  • Rá rá, até parece q os Capibeiribe precisam d alguem pra eliminá-los da vida pública. Fazem isso mto bem sozinhos, não necessitam da ajuda d ninguém. Só lamento pelo Camilo q era um bom deputado.

  • ainda ta cedo, ainda tem candidato que vai crescer muito e outros cairem…
    o triste é ver quem acabou com o estado em primeiro a senador e ver o pinico de ouro em segundo, mas acredito que é passageiro o RANDOLFE VAI SER O MAIR VOTADO e vai ser o senador mais jovem da republica.. 500 neles…

  • Yaha. Amostragem de 812 eleitore é ótimo sim. Você imagina os institutos de pesquisa a nível nacional pegarem amostragem de 2.500 eleitores em todo o país, para um eleitorado de 150 milhões de eleitores?. Outro ponto. Você fala em teoria de arredondamento? A pesquisa tem que ter 100% sim e a amostragem corresponde a isso. Arredondamento está na margem de erro(para mais ou para menos).Então não há justificativa no emprego de metodologia ou teoria do arredondamento(expressão que você usa). È preciso mais responsabilidade na divulgação das pesquisas e essa aí do IBOPE ta´furada sim.

  • Toda eleição as mesmas asneiras… os candidatos e seus fiéis cabos, .. essa pesquisa me pareceu um tanto estranha, o povo desaprova o todo podereso governo colocando ele empatando com um garoto de 38 anos filho do “demonio”, e ao mesmo tempo coloco o maior represetante desse barco furado em primeiro na pesquisa pra senado, no minimo estranho, mas aqui no Amapá as eleições são estranhas mesmo,.. agora todo ano é a mesma asneira, a familia capiberibe é decadente é olicarga, com tudo isso de candidato góes, ainda tem gente dizendo que os capiberibes só pensam nele, e os góes???? um senador a mulher deputada, o primo vice-governador, o primo prefeito, a mãe deputada, tem oligarquia pior que essa?? só um idiota não vê isso.

  • Creio que o o Ibope errou de novo, se pego moto taxi da Lucas,se pego tàxi da Lucas,pergunto para os meus vizinhos a grande maioria da Lucas,como aparece só com 25% é bricadeira isso armação de quem ser governador a qualquer custo!

  • Êta o pessoal está esquentando a “moringa”. Pra quê? Esta pesquisa pra mim não tem nenhum valor, pois o Ibope não tem credibilidade. Outra, a campanha mesmo ainda não começou. Vou esperar um pouco mais e ver a pesquisa do Datafolha, que tem credibilidade. A partir dai dá pra esquentar a “moringa”.

  • vEJA BEM. O UNIVERSO PESQUISADO FOI DE 812 ELEITORES O QUE CORRESPONDE A 100% DO ELEITORADO DO ESTADO DO AMAPÁ. NA MATEMÁTICA DOIS MAIS DOIS É IGUAL A QUATRO. PORTANTO, TENTAR CORRIGIR TIRANDO DECIMAIS OU ACRESCENTANDO PARA APROXIMAR DE 100%OU ARREVOLTO A DIZER QUE A PESQUISA NÃO ADIANTA TENTAR CORRIGIR

  • O IBOPE SÓ NÃO EXPLICA QUE A PESQUISA ERA PARA TER 100% NA SOMA DOS CANDIDATOS A GOVERNADOR. NO ENTANTO, A SOMA SÓ DÁ 99%. PESQUISA É ESTATÍSTICA, É MATEMÁTICA. O QUE DESQUALIFICA A PESQUISA. NÃO ADIANTA TENTAR JUSTIFICAR, ALEGANDO QU HOUVE ERRO NA DIGITAÇÃO. TRATA-SE DE NÚMEROS.

    • Eu não acredito muitas nas pesquisas daqui, mas não é nem por isso. Meu problema é com os métodos mesmo. Como essa coisa de entrevista só 800 pessoas. Ou de não deixar claro quais zonas do estado participaram do levantamento. Pra explica o lance dos 99% eu tenho uma teoria: é arredondamento. Mero recurso de edição, pra facilitar a divulgação. Se um teve 25,4%, outro 19,7% e os decimais foram suprimidos, pra facilitar, fica fácil “perder” 1% pelo caminho.

  • Vi um carro pintado com os seguintes dizeres: “Lucas, primeiro no IBOPE sem as três máquinas. É a vontade do povo.” Disse tudo.

  • POVO DO AMAPA SOU DO VALE DO JARI, PELO QUE SE VER NESSA PESQUISA
    OS 1 SÃO OS ULTIMOS E OS ULTIMOS SEMPRE SÃO SO PRIMEIROS, ATE EM BREVE.

  • “Sábio OBSERVADOR” dá pra vc me explicar como é q a candidatura do Randolfe q aparece com 17% não aparece na sua observação? Vc se queixa que querem eliminar a família Capiberibe e akba fazendo o mesmo com a candidatura de Randolfe! Tá ruim de observação heim? Antes de observar os outros comece por vc, pois pimenta nos olhos dos outros é refresco!

  • Alcinéa, dizem à boca miúda que todo o estoque de banhos e mandingas da cabana da jurema foi vendido. Tem candidato querendo importar pai/mãe de santo pra fazer sua locomotiva entrar nos trilhos. A sessão de hoje no centro espírita vai bombar. Dizem que até o Ademir Pedrosa – aquele que queria queimar o livro do Hélio Penafort e foi demitido pelo Capi no aeroporto, mas continua apeado ao homi, vai fazer suas preces. Um conselho: acho bom correr vai que a turma do PP chega na frente a ocupa as cadeiras, dai… O Curiaú vai lotar de tanto carro e gente querendo um raminho de arruda, não confundir com o Arruda, que é pra ver se a coisa muda. Enquanto isso o Lucas, quase só, vai fazendo que nem mingau: soprando e comendo pelas beiradas.

    • “A sessão de hoje no centro espírita vai bombar.”…. vc está totalmente equivocada em achar que a doutrina espirita possuí alguma relação com cabanas de trabalhos, macumba ou coisas do gênero. Procure se informar um pouco mais. Fazer comparações a cerca do que desconhecemos faz com que sejamos presunçosos (pretensioso, Que tem opinião muito elevada de si mesmo), mas serás perdoada… sempre somos!!!

      FEAP- Federação Espirita do Amapá, está de portas abertas… TODOS SÃO BEm VINDOS!!!! ABRAÇO E mUITA LUZ P/ VC E FIQUE COm DEUS!!!

  • Muita agua vai passar por debaixo da ponte…e rios de dinheiro vão jorrar, muita coisa pode mudar ou nao..quem viver vera.

  • Muitos dando seus pitacos, opiniões, pesquisas próprias, desejos pessoais e bla bla bla, isto nao é metodologia, é achismo, uma pesquisa como esta do IBOPE tem metodologia bem definida, ciência, e está publicada no TSE, contudo, é apenas um termômetro, que deve ser usada com carinho pra quem ta em cima e quem ta embaixo, pesquisa nao descide eleição, ela mostra naquele determinado momento a tendência acho emgraçado quando falam “essa pesquisa é comprada” claro que é comprada, o IBOPE naon trabalha de graça, esta que saiu ontem custou 62.000,00 para a TV amapá.
    http://www.tse.gov.br/sadAdmPesqEleConsulta/procDetalhe.jsp?pesquisaIndex=0
    Acreditem, vc nao precisa comer toda uma panela de feijoada pra saber se ela está salga! o IBOPE é um Instituto sério, que vc nao viu e nao vê em escandalos e processos. Todos os candidatos tem que remar e muito, esta fotografia pode e deve mudar, vamos parar com essa conversa de guerrilheiro de que tudo é uma conspiração.

  • Se for verdade a pesquisa. A receita para os políticos está na nossa cara, vou entrar para a política. Se eleito for conseguir algumas rádios e tvs. Não pagarei os fornecedores e não repassarei as verbas previdenciárias. Farei acordos com os demais poderes, inclusive o MP, assim ninguém me fiscalizará. Não comprarei remédios para os hospitais. E nas eleições colocarei asfaltos nas baixadas, daquele bem fino, assim na próxima eleição já terei que colocar novamente. E não esquecerei de reformar algumas escolas e praças, a inauguração será aquela pomposa. Com isso garantirei o futuro da minha família. Os pimentéis terão dinheiro para queimar em boates. E não esquecerei do DETRAN e outras secretarias importante. OPS!! Usarei ainda o combustível da PM nas eleições.

  • É uma pesquisa, mas se esstiver certa todos os políticos já sabem o que devem fazer. Ou seja, quebrar o Estado, não pagar os fornecedores. Depois é só se candidatar ao Senado ou qualquer cargo eletivo e gozar de suas benesses. O povo tem o governo e representates que merecem. GILVAN, SARNEY E WALDEZ SENADORES. O CQC terá muitas matérias nos próximos 8 anos. O AMAPÁ TORNOU-SE UMA CAPITANIA HEREDITÁRIA. A única diferença é que os recursos não são dos donos da Capitania, mas sim nosso. Pagamos milhões em impostos para sujeitos, com alguns senadores, aumentarem seu poder midiático. É tudo uma festa. E para completar Jorge Governador. Que maravilha. Tou muito feliz. Só estou esperando o próximo passo. Que pode ser atraso de salários dos servidores. A previdência já tá quebrada.

  • Vejo que Randolfe é a boa novidade nas ruas pro Senado. 17% era na semana passada. já deve estar com 25% hoje. Acho que o 500 chega… e na frente do Waldez.

  • Oi Alcinea,
    Tenho minhas dúvidas quanto ao Waldez. Acho que tá mais pra Gilvan e Capi.
    Também Amanajás em 2o.?? sei não.
    Bom lembrar que é apenas pesquisa. As vezes acerta e outras erra.
    O IBOPE tem acertado as ultimas aqui no AP.
    Bom final de semana

    • De fato o IBOPE sempre acerta aqui. Deu 4% para o Lucas na primeira para prefeito e 9% na segunda. Ele fechou com mais de 25%. Essa diferençazinha de 16% entra na margem de erro deles que é bem alta para não errar.

  • Dessa pesquisa eu só acredito em 3 coisas: 1) WG deve mesmo estar na frente pro senado, e é favorito; 2) Capi e Randolfe devem estar se queimando mutuamente, pescando votos na mesma base; e 3) Pro governo deve estar realmente tudo embolado, mas qualquer um dos 4 poderia estar liderando.

  • Pelo que tenho observado. Acredito que quem vai ganhar mesmo seja o Jorge Amanajás. Ele está bem cotado em todo o Estado.

  • A pesquisa do Ibope nos revela as tendencias políticas nessa eleição. Lucas Barreto está em primeiro e eu acredito.

    Continuamos a luta, não tem nada vencido. Voto 14 e Randolfe, o Amapá é outros 500 juntos com você

  • O capiberista Nezimar demonstra que bateu o desespero na horta do 40. A pesquisa do IBOPE reflete um clã em decadência tal qual aconteceu com os Nunes (Janary e Coaracy); com os Barcellos ( o último, o dep. Alexandre vai ter difulcadades para se manter na AL) e por ai afora. É hora de visitar a cabana da jurema, comprar uns banhos – com todo respeito. Mas, se preferir é seguir o que diz o Osmar Junior: “tome um banho de alho, misturado com sal grosso..”, do contrário, o poço do mato ainda tem algum encantamento, isso se a neo-candidata Neca Machado não esvaziou a mandinga. Chareis novamente!

  • 25% para o Lucas é uma piada. O IBOPE deu para ele 9% nas eleições para prefeito e ele fechou com mais de 25%. Estou acreditando que o cara tá bem na frente. É o que se sente andando nas ruas. O Gilvan com essa intenção toda, sei não…O Randolfe atrás do Papaléo, i dont’t believe.

  • Vai ficar interessante a briga.
    Não adianta falar que tem um com mais de 50% pra senado que é furado.
    Pra governador realmente pode ser que entre o 1º e o 4º haja apenas 10% de diferença.
    O que podemos disconfiar é das primeiras colocações.
    Quanto ao senado o Gilvan em segundo é uma boa piada..
    Pinico de ouro nele….

  • Eu como integrante da militância indo de porta em porta pedir voto pro meu candidato volto feliz todos o dias para casa porque a aceitação do meu candidato é grande e positiva, desesperados aqueles que falam o contrário, eu tô dizendo porque estou presenciando o corpo a corpo, Jorge está na boca do povo, a parada tá entre ele e Lucas.

  • Sou eleitor do CAPI401 e RANDOLFE500, que estão atrás nas pesquisas. O Capi, por estar sendo massacrado pela midia jabazeira a anos,e com o advento da ficha limpa, muitos já dizem não votar por ele estar cassado(DE NOVO). O Randolfe500, não colocou o bloco na rua ainda. Quando começar, os jovens, vai votar nele em peso, pois ele representa o novo de qualidade. Se esqueceram da CRISTINA ALMEIDA em 2006? Pôs o coroné para fazer campanha nas baixadas. Pois ainda é cedo, para chorar uma derrota ou rir da desgraça alheia. Alías, nós eleitores é que pagamos a conta, pois os candidatos mais bem posicionados, estão bem de $ituação, enquanto nós….

    • Olha só…

      Em 2006, o Sarney conheceu o Amapá, pois a Cristina Almeida, amapaense do Laguinho, o obrigou a vir ao Amapá para caminhar nas ruas, pontes e baixadas e nosso interior! É um absurdo! O Sarney (Senador do Amapá) nem morar em nossa cidade e muito menos conhecer nosso povo!

      Em 2008, a Cristina Almeida, a negra do Marabaixo, foi terceira colocada nas eleições para vereadores! Olha só de quem ele perdeu… Perdeu apenas para o Acácio Favacho e para o Rilton Amanajás! O Acácia Favacho com o apoio de Francisca Favacho e outros… O Rilton Amanajás com o apoio do Jorge Amanajás e outros…
      Não sou besta… Escutei muito que a Cristina Almeida não ganharia sem dinheiro, mas os macapaenses acreditaram nela! Trabalhou muito em quase 1 ano e meio… Foi a vereadora mais atuante junto com o Clécio (PSOL)! Quero que apresenta os projetos dos demais vereadores! Desculpa! O Aldrin (PDT) tem trabalhado tb!

      Em 2010, para a deserpero dos candidatos… A Cristina Almeida é canditata para a Assembléia Legislativa… Candidata para vaga de Deputada Estadual! Quem conhece a vida de Cristina e admira seu trabalho terá um boa opção em 40789!

      O povo precisa ser que Cristina Almeida 40789 é canditada a Deputada Estadual!

      Boa campanha a todos!

  • Esse observador parece estar observando com uma lente de aumento da “purruda” pra chegar num resultado desses. O pior cego companheiro, é aquele que não quer ver. Ainda mais essa do IBOPE estar a serviço de um ruculento psiquismo político para eleiminar o Capiberibe da vida pública. Sai fora.

  • As pessoas precisam saber que pesquisa não é voto, é intenção de voto no momento pesquisado. Portanto, achar é um direito de cada um, mas deslificá-la é leviandade

  • OUÇAM TODOS: ESSE TRUCULENTO PESQUISISMO POLÍTICO JÁ COMEÇOU E TEM O ÚNICO OBJETIVO DE, SISTEMATICAMENTE, ELIMINAR OS CAPIBERIBE DA VIDA PÚBLICA.
    NÃO ACREDITEM NESSES NÚMEROS TENDENCIOSOS. ELES ESTÃO A SERVIÇO DA HARMONIA QUE PROVOCOU A FALÊNCIA MÚLTIPLA DO ESTADO DO AMAPÁ.
    HÁ DE SE CONSIDERAR, NO ENTANTO, QUE DETERMINADOS CANDIDATOS (ENDINHEIRADOS), OBTIVERAM AVANÇOS TÍMIDOS.
    A VERDADEIRA PESQUISA PROVÉM DAS RUAS:
    GOVERNO
    1º LUCAS
    2º CAMILO
    3º PEDRO
    4º AMANAJÁS
    SENADO
    1º CAPI
    2º WALDEZ
    3º GILVAN
    4º PAPALÉO
    ACREDITO QUE ESSA TEM CHEIRO DE VERDADE

    • Isso que é paixão pela oligarquia capiberiana (pai senado, mãe dep. federal e filho governador). Ainda falavam da oligarquia do Cel. Sarney

    • Muito bem OBSERVADOR. E você ainda esqueceu de mencionar que esse góesverno trasparente da harmonia que acabou com o Amapá tá derrotado.
      Mas mano… não sereia melhor nós ralar mais peito por aí implorando mais uns votinhos pra famíglia Capi? Quem sabe num dá tempo de recuperar esses quase 13% que esse famigerado Gilvan já botou na nossa frente?

    • Só queria entender pq a candidatura de Randolfe q tem 17% nem é citada pelo “OBSERVADOR”. Tá reclamando q o IBOPE quer eliminar os Capiberibes e ele por conta própria já elimina o Randolfe. Isso é que é ser bom de observação! Pimenta nos olhos dos outros é refresco!

  • Ta tudo embolado cumpadi. Como a margem de erro é de 4%, o 4o da pesquisa, Camilo pode estar com 21% e o 1o, Lucas, também. Então não vejo notícia ruim pra ninguém. Só pro IBOPE que aqui faz pesquisas com margem de erro rídiculamente grande, com amostragem de 200 negos. Só acredita quem quer acreditar.

  • Pelo que se vê uma pesquisa completamente feita para favorecer interessados, não é nem de longe o que se ouve falar nas ruas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *